Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 17 de abril de 2024
Colunas /

Bom Jesus

acessepiaui@hotmail.com

06/10/2017 - 07h59

Compartilhe

Bom Jesus

acessepiaui@hotmail.com

06/10/2017 - 07h59

Ministério assina homologação da obra do Aeroporto de Bom Jesus

A pista será homologada para aviões de até 50 passageiros e deverá ser entregue em menos de dois anos.

Ministro assina homologação da obra do Aeroporto de Bom Jesus (André Oliveira)

 Ministro assina homologação da obra do Aeroporto de Bom Jesus (André Oliveira)

A obra do Aeroporto de Bom Jesus foi homologada, nesta quinta-feira (05), em Brasília. Com cerca de R$ 23 milhões previstos para execução, a infraestrutura pública deverá ser entregue em um ano e meio. A solenidade ocorreu na Esplanada dos Ministérios e contou com a presença do ministro dos Transportes, Maurício Quintela; do governador Wellington Dias e do prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas, dentre outras autoridades.

 

Wellington comemorou a conquista para a região, que abriga um potencial estratégico para o estado. “Esse aeroporto é importante para o Brasil. Nós estamos falando de um aeroporto na região que mais cresce no Brasil. Cresce pela produção de alimentos, milho, arroz, soja, algodão, a produção de vegetal como eucalipto e de frutas e pelo comércio atacadista, comércio varejista e pela mineração. Nessa região que abriga as primeiras bases de energia eólica e energia solar. Ou seja, tudo isso movimenta um mundo de pessoas de outros países e outros estados, além da própria população”, destacou o governador.

 

A pista que terá 1.200 metros de extensão, 30m de largura e casa de passageiros, será homologada para aviões de até 50 passageiros.

 

O aval dado pela União para a construção do aeroporto regional de Bom Jesus vai ao encontro da influência econômica e produtiva da região sudoeste piauiense que vem batendo recordes no agronegócio. “É uma conquista para uma região que é rica, promissora e responsável pelas grandes riquezas produzidas pelo Piauí e que tinha grandes dificuldades de locomoção, de acesso e de transporte”, revela a vice-governadora Margarete Coelho.

 

O encontro também renovou o compromisso do Estado e da União com a continuação do alargamento da BR-135. Para o entorno do aeroporto, está prevista a construção de 200 unidades de habitações. O Estado ainda se comprometeu em garantir o asfaltamento, ligando o centro de Bom Jesus ao novo aeroporto.

 

Para o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, o aporte de R$ 7 milhões garantido pelo Governo do Estado foi fundamental para a obra. Ele acredita na viabilidade funcional da obra. “Todos os estudos apontam que, depois de Teresina, o aeroporto que tem mercado para receber o maior número de passageiros, pousos e decolagens é o de Bom Jesus”, afirmou o gestor.

 

O aeroporto de Bom Jesus, que também deverá reforçar o acesso rápido em saúde para atendimentos em caso de emergência, é fruto do Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDar).

 

“Bom Jesus é o terceiro aeroporto do Brasil que consegue chegar a esse ponto de ampliação. Nossa outra luta agora é chegar à licitação do aeroporto de Picos, garantindo para o município esse equipamento público de extrema importância para o desenvolvimento da economia”, afirmou o secretário de Estado dosTransportes, Guilhermano Pires.

Bom Jesus

Comentários