Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Colunas /

Na Cola

contato@acessepiaui.com.br

23/03/2017 - 09h34

Compartilhe

Na Cola

contato@acessepiaui.com.br

23/03/2017 - 09h34

Você sabe o significado da aprovação do projeto da terceirização?

A Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta-feira, 22/03, o PL 4302/98 que trata da regulamentação da terceirização e o trabalho temporário. Você sabe o que diz esse projeto?

 

1- O projeto libera o trabalho terceirizado em todas as atividades das empresas. Hoje a Justiça do Trabalho entende que a terceirização só é possível em atividades secundárias das empresas (atividades-meio). 

 

Portanto, essa lei após ser aprovada pelos deputados e sancionada por Temer, uma escola poderá contratar tanto faxineiros (atividade-meio) quanto professores terceirizados (atividade-fim)


 

2- Hoje se o trabalhador for lesado, poderá processar as duas empresas, o texto novo prevê que a empresa-mãe responderá de forma subsidiária, ou seja, só será acionada quando a contratada não conseguir arcar com os custos.

 

3- O projeto poderá levar à quarteirização (quando a empresa terceirizada terceiriza mão de obra). Um trabalhador pode ter dois intermediadores até o contratante final. Dois intermediadores que vão querer lucrar e portanto o trabalhador deve receber menos.

 

4- O contrato temporário pode ter validade de 120 dias, prorrogável por mais 90 dias. Ou seja, sete meses trabalhando, sem vínculo empregatício permanente. Quando fizer sete meses, a empresa pode demitir e contratar outro pra trabalhar por outros sete meses e por aí vai...tudo que os empregadores sempre sonharam!

 

------------
Samantha Cavalca é jornalista - nas redes sociais. 

Acesse Piauí

Comentários