Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Colunas /

Mariana Duarte

mmduarte7@hotmail.com

11/05/2017 - 11h15

Compartilhe

Mariana Duarte

mmduarte7@hotmail.com

11/05/2017 - 11h15

Senadora propõe criar imposto sobre grandes fortunas

Políticos de outros partidos já haviam apresentado projeto como o da Senadora anos atrás, mas não foram para frente.

Em tempos de crise, quem paga a conta é sempre o mais pobre. No Brasil isso é regra. Mais imposto e menos direitos têm sido os principais mandamentos da vez, mas agora imagine um país tão grande e rico como o nosso arrecadando impostos não só dos pobres, mas também dos muito ricos.

 

Pois é, na última terça-feira (9), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB/ AM) (foto abaixo) apresentou um projeto de lei que propõe a instituição do imposto para os milionários brasileiros. O projeto não é uma grande novidade, desde 1989 há propostas semelhantes que tocam no mesmo ponto, mas que nunca vão para frente.

 

 

O novo projeto de lei do Senado prevê que o imposto seria cobrado daquelas pessoas que tiverem patrimônio líquido superior a 15,2 milhões de reais, ou seja, criaria uma taxação em cima das grandes fortunas. Isso sem dúvidas mexeria e geraria revolta com quem manda de fato no país: os grandes empresários e certamente vai encontrar dificuldades na sua aprovação, mas sem dúvidas, se aprovado e colocado em prática, traria maior equilíbrio social, principalmente porque o projeto determina ainda que os valores arrecadados sejam aplicados prioritariamente em saúde e educação.

 

Mariana Duarte

Comentários