Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Colunas /

Ana Regina Rêgo

anareginarego@gmail.com

18/05/2017 - 17h23

Compartilhe

Ana Regina Rêgo

anareginarego@gmail.com

18/05/2017 - 17h23

Noticias da cultura: veja lista de editais abertos!

CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODECINE 08/2017 –

COPRODUÇÃO PORTUGAL- BRASIL

 

 

Encontra-se aberta até 31 de maio a Chamada Pública para seleção de propostas para investimento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) em projetos de obras cinematográficas de longa-metragem, nos gêneros ficção, documentário ou animação, em regime de coprodução com Portugal.

 

Serão selecionados dois projetos de obra cinematográfica ( longa-metragem) realizados a partir de produção independente e que podem se situar nos gêneros ficção, documentário ou animação. Vale destacar que as obras devem ser realizadas em regime de coprodução Portugal-Brasil.

 

A constatação da coprodução deverá ser feita com base no Acordo Coprodução Cinematográfica existente entre os governos do Brasil e Portugal e comprovada por meio de contrato com a empresa estrangeira, destacando a produtora portuguesa como majoritária.

 

Para esta seleção pública, no entanto, as obras devem ser apresentadas por produtoras brasileiras independentes e registradas na ANCINE, e que participem do projeto na qualidade de coprodutoras minoritárias, visando à contratação de operações financeiras na forma de investimento.

 

Serão investidos 300 mil dólares, sendo 150 mil para cada um dos projetos contemplados.

 

As produtoras brasileiras podem inscrever projetos em desenvolvimento e pré-produção, desde que as filmagens da obra ainda não tenham sido iniciadas. Clique aqui para maiores informações.

 

 

 

  FOX PRODUÇÃO ORIGINAIS

 

 

O processo seletivo FOX Produções Originais, organizado pela FOX Latin American Channel,objetiva oportunizar aos cineastas a chance de apresentar suas ideias e projetos de produção audiovisual, que através de um contrato de desenvolvimento  com o Organizador do processo, poderão futuramente ser utilizados em suas plataformas de entretenimento.

 

Podem participar do processo produtoras brasileiras registradas na ANCINE, e somente serão elegíveis para o FOX Produções Originais, argumentos, roteiros originais e/ou materiais preexistentes, cuja titularidade pertença exclusivamente aos participantes e/ou à Produtora que os concorrentes representam, ou que estes possuam os direitos autorais.

 

Vale destacar que não serão aceiros projetos que já tenham concorrido em edições anteriores.

 

As inscrições podem ser realizadas até 31 de maio e os interessados podem se inscrever aqui.  São necessários dados pessoais do cineasta e da produtora e detalhamento do projeto. Clique aqui para maiores informações.

 

 

PRÊMIO CABÍRIA DE ROTEIROS ORIGINAIS

 

 

CABÍRIA é um prêmio que tem como objetivo dar visibilidade a bons roteiros de longa-metragem que possuam ao menos uma protagonista feminina. A ideia é proporcionar oportunidades para que roteiros que tratem da representação feminina de forma qualificada e diversificada obtenham financiamento e possam divulgar novas formas de olhar sobre a mulher, potencializando a divulgação do conhecimento sobre direitos femininos e contribuindo para a diminuição da desigualdade entre os gêneros.

 

Em 2016 foram inscritos 165 roteiros e as inscrições para a edição de 2017 vão até 25 de maio.

 

Podem se inscrever roteiristas mulheres e homens maiores de 18 anos, que devem usar pseudônimo. Serão aceitos somente roteiros delonga-metragem com no mínimo de 70 e máximo de 120 páginas, escritos em português.  E cada participante pode inscrever até 3 roteiros.

 

Vale destacar que projetos que já tenham mais de 50% do orçamento captados não poderão concorrer ao prêmio. Outro detalhe importante é que todos os roteiros inscritos deverão ter registro na Biblioteca Nacional.

 

A premiação prevê R$ 7 mil para o primeiro colocado, R$ 3 mil para incentivo à mulheres roteiristas, além de tradução do roteiro para o francês e consultoria online para desenvolvimento e aperfeiçoamento de roteiro. Clique aqui para maiores informações.

 

 

 

Ana Regina Rêgo

Comentários