Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Colunas /

Redação

acessepiaui@hotmail.com

07/06/2017 - 08h14

Compartilhe

Redação

acessepiaui@hotmail.com

07/06/2017 - 08h14

Governo Temer vai fechar todas unidades do Farmácia Popular

O governo Temer planeja fechar até agosto deste ano todas a unidades próprias do Farmácia Popular, programa que oferta medicamentos gratuitos ou com descontos de até 90% para a população. O cronograma de fechamento foi divulgado nessa terça-feira, 06/06, pelo Ministério da Saúde. 

 

Ao todo, 367 unidades do Farmácia Popular que hoje ainda estão em funcionamento, custeadas pelo governo federal, deixarão de receber recursos. Aliás, esse número de unidades já começou a ter redução. Em março, havia 393 unidades da farmácia popular disponíveis. 

 

A ideia do Ministério da Saúde e que, até julho, 95% já estejam fechadas. Prefeituras, no entanto, podem assumir as despesas para manter as unidades, já que o governo federal não vai mais mantê-las. Com isso, o governo projeta uma economia de R$ 100 milhões na compra de medicamentos. 

 

O ministério da saúde afirma o Programa "Aqui tem Farmácia Popular", que funciona em farmácias privadas vai continuar, contudo nesse programa apenas 42 medicamentos poderão ser adquiridos de forma gratuita ou com desconto, enquanto que o "Farmácia Popular", abrangia 110 medicamentos. 

 

O Farmácia Popular foi criado em 2004, na gestão do então presidente Lula. 

 

Retrocesso

 

É o governo Temer cortando benefícios dos mais pobres que precisam da ação social do governo para poderem adquirir medicamentos. Perguntas que não querem calar: E se isso tivesse acontecendo na época do então governo Dilma; O que diria a mídia conservadora liderada pela Globo? O que os verde e amarelos, os coxinhas, os batedores de panelas estariam fazendo contra o governo nas ruas, nos seus apartamentos e nas redes sociais?

 

Acesse Piauí

Comentários