Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 24 de abril de 2024
Colunas /

VC no Acesse

acessepiaui@hotmail.com

22/06/2017 - 17h38

Compartilhe

VC no Acesse

acessepiaui@hotmail.com

22/06/2017 - 17h38

O querer estudar e o orgulho de quem vê filhas na universidade

Todos os dias no período matutino, quando chego à Uespi, fico emocionado com o pai de uma de nossas alunas de Jornalismo. Eles são de uma cidade do Norte do Piauí. As duas filhas têm como sonho ser jornalistas. Lutaram muito contra muitos e situações complicadíssimas para terminar o ensino médio, fazer o Enem e passar no Sisu.

 

Uma delas recentemente foi chamada em lista de espera. A segunda ainda está esperando ser chamada. Peço aos Céus que esse sonho possa ser possível.

 

Como residem em uma comunidade de grande vulnerabilidade social o pai sai com ela às 6h (acordam às 5h), vem deixa-la e a espera até o final das aulas (às vezes terminando no início da tarde e só chegando em casa a partir das 14h ou 15h). 

 

Nos momentos de espera ele fica quietinho, esperando e, com sua simplicidade de homem de zona rural, sequer aceita entrar na coordenação para ficar em um ambiente climatizado. Vejo seu semblante de felicidade, de orgulho, o quanto se orgulha ao falar do que está fazendo pelo bem das filhas.

 

Histórias como essa só nos instigam cada vez mais a trabalharmos para realizar sonhos e mostrarmos o quanto a Universidade Estadual do Piauí (e todos os seus corpos) têm responsabilidades triplicadas em atuar em prol dessa população cheia de sonhos e que até um dia desses só sabia o que é uma universidade quando passava na porta dela. Hoje os filhos dos humildes também podem estudar e estão sendo super-incentivados a construir uma sociedade melhor. Avante!

 

---------
Orlando Berti é jornalista e professor da Uespi 

Acesse Piauí

Comentários