Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 28 de abril de 2024
Colunas /

Na Cola

contato@acessepiaui.com.br

06/05/2015 - 09h10

Compartilhe

Na Cola

contato@acessepiaui.com.br

06/05/2015 - 09h10

Dinheiro escraviza o outro, diz Nobel da Paz

Economista Muhammad Yunus, premiado com o Nobel da Paz em 2006

 Economista Muhammad Yunus, premiado com o Nobel da Paz em 2006

Em vez de se isolar no mundo acadêmico, Muhammad Yunus, prêmio Nobel da Paz de 2006, em palestra no início deste mês de maio no Brasil, contou que mudou de postura e daí nasceu a ideia de criar o "banco dos pobres", que levou o conceito de microcrédito para comunidades miseráveis ao redor do planeta. 


"Fui visitar os vilarejos. Deixei a perspectiva superficial de um pássaro, que olha tudo de cima, e passei a enxergar a realidade como um animal terrestre, que olha para o outro. "Encontrei pessoas que brigavam para não ser engolidos pelos problemas. Ver aquela realidade de perto fez toda a diferença, pois teoria econômica é vazia se não houver prática". 


Yunus percebeu de cara a ação devastadora de agiotas da vida dos miseráveis, que não conseguiam pagar empréstimos. "O dinheiro é uma forma de escravidão do outro", angustiava-se. 


O professor passou a ver outros problemas nas comunidades carentes, não só os financeiros. Em suas visitas ao mundo real, Yunus relata encontros frequentes com crianças com problemas de visão, a chamada cegueira noturna, causada pela deficiência de vitamina E.


"Os médicos sabiam da causa, mas não faziam nada. Não adiantava falar da importância de ingerir determinados alimentos ou suplementos viamínicos. Elas não tinham acesso. Comecei a levar sementes para que elas plantassem venturas e legumes".


"Quem criou a concentração de riqueza e a disparidade entre ricos e pobres? As teorias econômicas capitalistas. Não pode ser tudo para mim e nada para o outro, nem tudo para o outro e nada para mim. É preciso restabelecer uma ordem mais equilibrada", defende Yunus.
 

Acesse Piauí

Comentários