Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 18 de abril de 2024
Colunas /

Josenildo Melo

josenildomelo@folha.com.br

07/10/2015 - 10h21

Compartilhe

Josenildo Melo

josenildomelo@folha.com.br

07/10/2015 - 10h21

O dinheiro tem limites?

Tudo na vida tem limites; a questão é que o sistema atual imaginou que dinheiro resolveria tudo? Pra bom entendedor meias palavras bastam; nem dinheiro salva mais o sistema atual? Não é desejo pessoal de ninguém é apenas fatos segundo os acontecimentos; é a História. Poder e Humildade seriam as receitas, mas no cultivo habitual e não meramente circunstancial. Todo movimento que se faça logo depois vem uma reação; é a sociedade organizada que resolveu aderir às movimentações. É questão de mera sobrevivência das grandes instituições.

 

 

O bate e assopra é contínuo? Enquanto por um lado tenta-se contemplar via a perspectiva de métodos que sempre resolveram; por outro lado a senha e o código é e as instituições? E os freios condutores da sociedade organizada? Quem vai continuar apaziguando e contendo uma possível revolta moral? Que argumentos terão pra evitar a anarquia? E se embarcarmos somente pelo fisiologismo puro e simples as classes menos abastadas fundamentalizarão ainda mais o discurso de que tudo pode? E quem ainda vai obedecer a lei?

 

 

O dinheiro tem limites. Outro dia uma grande personalidade nervosamente disse: “jamais encontramos um regime tão difícil de cair”. Fizeram, fazem e farão de tudo pra permanecer? Já não dormem? Tudo que se possa imaginar passou a ser feito? Podem existir “mortes”? E quando o pseudo diálogo não mais funcionar e todas as “armas” colocadas em xeque forem recusadas? O que serão capazes de fazer? O que mais irritou as grandes instituições? O fato de pressionar poderes; o fato de pressionar o que vai divergir e não concordar; o fato de perceberem que até mesmo o limite já não parece ter mais limites!!

 

 

Os poderes, as grandes instituições precisam realmente sobreviver materialmente; mas bem mais que a mera sobrevivência tem o espírito de corpo, tem a equitatividade coletiva, tem a responsabilidade de 25% conterem 75% da sociedade pra que as revoluções via armas e desespero não aconteça. Eis o fato; eis a questão; se engana redondamente quem pensa que tudo é possível através da barganha. E quem está fazendo barganha? E quem pensa que dinheiro resolve tudo e não tem limites? O mundo político e dos poderes tem fatores externos e internos; toda pessoa realmente bem informada sabe que existem setores que não cedem; sempre existiu, existe e existirão pessoas que não ligam o mínimo pra questão material e principalmente dinheiro. O problema é grave; O cronograma está sendo cumprido e o ritual está seguindo o curso da lógica prevista. O ambiente continua e continuará sendo preparado. O Brasil passará a viver momentos de extrema tensão. E quem faz isso? Quem sempre fez e tem histórico disso!

 

 

O que é o poder? Poder é o direito de deliberar, agir, mandar e, dependendo do contexto, exercer sua autoridade, soberania, a posse de um domínio, da influência ou da força. Poder é um termo que se originou a partir do latim possum, que significa “ser capaz de”, e é uma palavra que pode ser aplicada em diversas definições e áreas. Segundo a sociologia, poder é a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, e existem diversos tipos de poder, o poder religioso, poder social, o poder econômico, o poder militar, o poder político, entre outros.

 

 

O erro do mundo contemporâneo é fazer crer que dinheiro resolve tudo. Com as instituições dinheiro é mero aspecto? O único poder levado em conta é o poder moral e ele é captado diariamente em relatórios perante fatos e acontecimentos. E qual a razão? O poder é algo que requer aprendizado; a percepção de que todos começam a se afastar e somente querer sugar e não mais compartilhar é o segredo? Eis porque ninguém deseja participar ou ficar próximo do desastre? O dinheiro tem seus limites e ele já não poderá mais conter sangrias?          

 

 

As grandes instituições brasileiras jamais se curvaram a pressões. É fato; é História!

 

Josenildo Melo

Comentários