Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Colunas /

Machados&Perdidos

machadoseperdidos2000@gmail.com

17/10/2015 - 07h13

Compartilhe

Machados&Perdidos

machadoseperdidos2000@gmail.com

17/10/2015 - 07h13

Nesse feriadão, pegue carona no clima e no rock de “Quase Famosos”

 

Ganhador de 2  globos de ouro, inclusive melhor fotografia, “Quase famosos” traz o espírito dos “road movies” da década de 70, quase autobiográfico, cheio de citações da vida real. Eu o revi esses dias e gostei tanto que resolvi dar essa dica para quem não vai viajar no feriadão, pegar carona nessa aventura movida à muito rock.

_____________________________________________________________

 

O filme conta entre outras, a história de um fã adolescente, ávido por ROCK'N ROLL que consegue um trabalho na revista americana ROLLING STONE, para acompanhar a banda STILLWATER em sua primeira excursão pelos Estados Unidos onde encontra e logo cria uma relação de afinidade uma “GROUPIE” chamada Penny Lane. (groupies eram meninas que acompanhavam bandas famosas, fazendo de tudo um pouco) Porém, quanto mais ele vai se envolvendo com a banda, mais vai perdendo a objetividade de seu trabalho e logo se vê fazendo parte do cenário rock dos anos 70.

 

O roteiro de Quase Famosos, escrito por Cameron Crowe, foi elaborado usando memórias dele próprio quando escrevia para a Rolling Stone, aos 15 anos de idade, e acompanhou parte da turnê da banda Led Zeppelin.

 

 

Penny Lane, que no filme é interpretada por Kate Hudson, realmente existiu. Ela é inspirada na “groupie” Bebe Buell, mãe da atriz Liv Tyler, fruto de uma aventura com o vocalista do Aerosmith, Steve Tyler. Na época, a jovem foi uma das primeiras paixões de Cameron Crowe em sua juventude.  No elenco ainda nomes como, Ana Paquin (a Vampira de X-men)  Billy Crudup, (o Dr. Manhattan, de Wachtmen- o filme) e Philip Seymour Hoffman, (encontrado morto por overdose, no banheiro em 2 de fevereiro de 2014.) o premiado ator e diretor teatral norte-americano e ganhador do Oscar de melhor ator pelo papel do escritor americano Truman Capote.

 

A banda fictícia Stillwater, que aparece no filme, é na verdade uma mistura de três grupos que o diretor Cameron Crowe adorava: Led Zeppelin, Allman Brothers e Lynyrd Skynyrd que têm músicas na excelente trilha sonora de “Quase Famosos”, que ainda trás Tinny Dancer, uma pérola de Elton John que embala uma das mais belas cenas do filme.

 

Espero que gostem de ver ou rever. Até a próxima!

 

Se não conseguir encontrar para alugar, assista o filme aqui.

 

Veja o vídeo, só para sentir o gostinho.

 

Machado Júnior

Comentários