Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 25 de abril de 2024
Colunas /

Renato Lélis

rennatolelis@hotmail.com

05/03/2016 - 11h20

Compartilhe

Renato Lélis

rennatolelis@hotmail.com

05/03/2016 - 11h20

Finalmente no mundo televisivo a bola rola

 

Há muito tempo escutamos de todos os lados sobre o monopólio da Rede Globo na transmissão dos jogos dos campeonatos brasileiros e os mais importantes estaduais. O tradicional jogo das quartas feiras às 21 horas, foi mudado pelos interesses financeiros do complexo global para as 22h a fim de atender a, como dizia Paulo Henrique Amorim, a ex-vênus platinada.

 

Balão de ensaio prevendo o fim do “privilégio” à Rede Globo foram feitos, mas em todas as tentativas, os clubes brasileiros, apenas se aproveitavam do momento para tentar aumentar os valores de suas cotas ou mesmo negociavam interesses inconfessáveis, já que muitos dos dirigentes de clubes buscam também vantagens políticas partidárias. No caso mais gritante, a Rede Record de televisão chegou a oferecer um valor maior do que paga a Rede Globo aos clubes brasileiros, ainda assim, não conseguiu tirar os jogos da TV dos Marinhos.

 

O último caso foi com o São Paulo que ameaçou romper com a detentora dos jogos da série A, mas os pusilânimes dirigentes do clube paulista voltaram atrás.

 

Mas com o declínio da audiência da ainda líder do ibope, ela passa a experimentar do próprio veneno. Um dos maiores grupos de comunicação do mundo, a Turner entrou pesado no mercado brasileiro e, em 2013, adquiriu o canal  Esporte Interativo, e passou a jogar forte em busca de viabilizar campeonatos estaduais, regionais e o tão pretendido Brasileirão serie A.

 

Pois bem, esta semana o Clube Atlético Paranaense e o Bahia Esporte Clube anunciaram exclusividade com o canal Esporte Interativo a partir de 2019 para transmissão de seus jogos. Vale ressaltar que o EI já transmite vários campeonatos regionais como a copa do Nordeste e a Copa Verde.

 

Fora isso, a Globo já tem concorrentes nas transmissões da Libertadores da América com o poderoso grupo de presidenciável americano Donald Trump, a Fox Sports, que segundo informações ainda não confirmadas, cedeu seus direitos de transmissão da maior competição da América Latina para a TV fechada (Sportv) da Rede Globo em troca da divisão de transmissões futuras do brasileirão para a Fox. A verdade é que a Fox já mostrou jogos, ainda que gravados, do Campeonato Brasileiro no ano passado.

 

Nada mais literal de que no mundo da bola... ela dá voltas.

Renato Lélis

Comentários