Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Colunas /

Nícolas Barbosa

nicolasnunesbarbosa@gmail.com

22/06/2016 - 09h23

Compartilhe

Nícolas Barbosa

nicolasnunesbarbosa@gmail.com

22/06/2016 - 09h23

Piauí em 7 dias. Roteiro para aproveitar os vôos da Piquiatuba

Programa Voa Piauí reduz tempo de viagens e permite conhecer principais atrações do estado em poucos dias

Revoada dos Guarás é um dos espetáculos do Delta. Foto: Experimente Jeri

 Revoada dos Guarás é um dos espetáculos do Delta. Foto: Experimente Jeri

Neste mês, o governo do estado fez o lançamento da campanha Voa Piauí. Em parceira com as empresas Piquiatuba (consulte os preços) e TW Fly, foram disponibilizados vôos para Picos, São Raimundo Nonato, Teresina e Parnaíba. A novidade contribui para o deslocamento entre diferentes regiões do Piauí e facilita parte da logística turística. O blog Turismo no Piauí analisou os vôos e criou duas sugestões de roteiro de poucos dias para conhecer os 3 principais atrativos do estado: Delta, Serra da Capivara e Teresina. Hoje iremos apresentar a dica de viagem para uma semana.

 

 

Teresina

 

O principal ponto de chegada continua sendo Teresina. Ao desembarcar ao sábado na capital, pode-se aproveitar o fim de semana e curtir a culinária e as redondezas. As dicas são experimentar os pratos locais e a balada no sábado e no domingo ir para cidades próximas. Conhecer o arroz com capote, panelada, sarapatel, baião de dois, creme de galinha e também restaurantes modernos como Coco Bambu, a rede Favorito e o Moinho de Pedra. Os chefs piauienses ocupam espaço de destaque em cozinhas nacionais e muitos estão retornando para o estado.

 

Para aproveitar festas existe grande variedade, Teresina possui locais que tocam os diversos ritmos, como o Planeta Diário para quem curte rock e o Kanecas para quem gosta de sertanejo. No domingo é recomendável conhecer atrações nas redondezas como a Floresta Nacional dos Palmares, em Altos, a Barragem do Bezerro, em José de Freitas, cachoeiras de Alto Longá e Novo Santo Antônio e o Parque Nacional de Sete Cidades.

 

Arroz Maria Izabel, creme de galinha e paçoca. O arrumadinho do Piauí

 

São Raimundo Nonato

 

                                                                  Foto: Divulgação

Tempo de viagem entre Teresina e São Raimundo Nonato foi reduzido em 9 horas

 

Na segunda-feira, às 8 horas, decola o novo vôo da Piquiatuba para São Raimundo Nonato. A chegada ao município do sudeste do Piauí é às 10 horas e 20 minutos. Planejando a volta para a quinta-feira, saindo 14 horas e 15 minutos, haverá 3 dias para conhecer o Parque Nacional Serra da Capivara. O local está repleto de atrações que tornam o tempo corrido. A Companhia da Capivara (89 – 981106404) é a única empresa de receptivo da região e oferece diversos passeios. Museu do Homem Americano, circuito da Pedra Furada e muitos sítios arqueológicos daquele que é o parque que contém a maior quantidade de pinturas rupestres do planeta.

 

Teresina

 

O sexto dia de viagem marca a volta a Teresina. Como a permanência é de apenas 1 dia, guarde este para fazer um city tour. Conhecer o artesanato, o bairro Poty Velho, o centro da cidade, Zoobotânico e o mirante da Ponte Estaiada. Existem vários guias turísticos que oferecem o serviço.

 

                                                                   Foto: Juscel Reis

Mirante da Ponte Estaida permite vista panorâmica de Teresina

 

Agenda Junina do Piauí. Muito forró e quadrilha por todo o estado

 

Parnaíba

 

No dia seguinte, o vôo da Piquiatuba sai às 13 horas para Parnaíba com chegada prevista para as 14 horas. O horário de pouso permite que se aproveite as praias mais centrais de Luis Correia (Atalaia, Peito de Moça e Coqueiro). A dica para o sábado é conhecer o Delta. Existem diversos atrativos, entre os principais, estão a Revoada dos Guarás, o Safari Noturno, além dos passeios tradicionais que oferecem caranguejadas e banhos em praias mar adentro. A noite de sábado deve ser guardada para a noite parnaibana. As principais opções são o Calçadão Cultural na avenida Beira Rio, aonde são oferecidos pratos baseados em caranguejo e camarão, e o Café Aventur que fica no centro histórico. A dica é o aplicativo Clube Zoom, que apresenta a agenda da cidade.

 

No domingo, aproveite para conhecer as praias de Maramar, Macapá, a Lagoa do Sobradinho e Barra Grande. O vôo de volta a Teresina decola apenas às 16 horas e 45 minutos, ou seja, há tempo suficiente para o roteiro. Se sobrar tempo dê uma volta pelo centro histórico de Parnaíba.

 

 

 

Nícolas Barbosa

Comentários