Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 23 de abril de 2024
Colunas /

Gustavo Almeida

almeidajornalista01@gmail.com

02/11/2013 - 14h17

Compartilhe

Gustavo Almeida

almeidajornalista01@gmail.com

02/11/2013 - 14h17

Chega de chorar miséria e vão trabalhar, senhores prefeitos

 

 

Assim como eu, você talvez já esteja cansado de ouvir detentores de cargos eletivos, em especial os executivos, alegarem dificuldades financeiras para administrar. Os maiores chorões são os prefeitos. É uma choradeira tão constante que já está ficando chato ouvir. Do jeito que falam, até chego a pensar que nas eleições municipais de 2016 ninguém vai querer mais disputar as prefeituras e as cidades vão ficar órfãs de postulantes ao poder (risos).

 

Dificuldades realmente existem, mas o povo não elege gestor para usá-las como desculpa pela sua inoperância. No dia em que registraram as candidaturas eles já sabiam o que iriam ter pela frente caso fossem eleitos. Não é justo, e muito menos legal, deixar de desenvolver ações em prol da coletividade sob o “batido” argumento de dívidas deixadas pelos antecessores, falta de verbas, etc.

 

No Piauí, por exemplo, um dos grandes problemas enfrentados, sobretudo nos últimos dois anos, tem sido a seca. Considerada a pior dos últimos 50 anos, a estiagem tem deixado um rastro de destruição nas cidades sertanejas. Em muitos lugarejos, não existe ação das esferas de governo e o homem que vive da roça fica a mercê da própria sorte. Enquanto isso os prefeitos, que são os gestores mais próximos do povo, praticamente nada fazem.

 

Já caminhamos para o fim do primeiro ano da legislatura 2013/2016 e os chefes das prefeituras continuam usando a mesma “tática” para tentar ludibriar o povo: a falta de dinheiro. A ausência de compromisso com a população já despertou a atitude do Ministério Público do Estado do Piauí (MPE-PI).

 

Em setembro um Inquérito Civil foi instaurado pela Promotoria Regional Ambiental em São Raimundo Nonato-PI para apurar a inércia dos prefeitos na questão da seca em 29 municípios do semiárido piauiense. O MP cobra o fim da ineficácia em municípios como Dom Inocêncio, Coronel José Dias, Dirceu Arcoverde, Fartura do Piauí e outros.

 

Alguma coisa realmente precisa ser feita. A população que sofre com os problemas não quer saber de rombos deixados por ex-gestores, de falta de recursos, e sim de atitude daqueles que se candidataram prometendo melhorar a vida do povo. Chega de chorar miséria e de jogar a culpa nos ex-prefeitos, afinal eles hoje são passado e como dizem por aí, quem vive de passado é museu, não é?

Gustavo Almeida

Comentários