Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 26 de abril de 2024
Colunas /

Editorial

contato@acessepiaui.com.br

03/10/2016 - 09h53

Compartilhe

Editorial

contato@acessepiaui.com.br

03/10/2016 - 09h53

PT sai das eleições mais magro e o desafio de rejuvenescer

O PT sai das eleições municipais deste ano mais enxuto, magro, com menos votos, especialmente nas maiores cidades brasileiras. O partido é convocado de imediato a fazer uma autoavaliação, mergulhar na sua história e fazer um balanço onde cometeu erros para poder corrigí-los e retomar quem sabe mais na frente mais firme e forte. 

 

Nos seus 36 anos de fundação e quase 12 anos que passou no governo federal negligenciou ao não apresentar, discutir com o povo, negociar no parlamento e fazer avançar uma proposta de reforma política que fosse capaz de oxigenar o sistema eleitoral brasileiro para assim reduzir o poder de fogo dos setores conservadores e das oligarquias no Brasil. 

 

No poder, grande parte dos seus dirigentes e parlamentares preferiam o caminho mais fácil, ou seja, tal qual os conservadores, unir-se ao grande empresariado brasileiro e estabelecer conchavos viciados, negociatas, troca de favores pela manutenção do poder.

 

Os méritos do PT são visíveis, estão relacionados aos programas sociais de inclusão, naquilo em que o ex-presidente Lula se orgulha, que é ter incluido os pobres no orçamento geral da união, na abertura do Estado para uma maior participação popular.

 

Outro erro fatal do partido foi ter se afastado dos movimentos populares, sindicais e estudantis. Foi ter priorizado cada vez mais alianças conservadoras, a política de gabinete, o personalismo nas suas instâncias partidárias, a influência dos gabinetes parlamentares nas grandes decisões do partido.   

 

A relação que estabeleceu com a velha mídia também terminou por comprometer o diálgo do partido com a sociedade. Os governos Lula e Dilma encheram os bolsos da mídia conservadora para esta, desde 2005, bater todos os dias sem pena e só apenas no Partido dos Trabalhadores. Quando acordou para o prejuízo já era tarde. 

 

Foi só os governos petistas perderam popularidade junto ao povo, que seus adversários - que conhecem e nutrem uma relação muito mais estreita com setores conservadores do judiciário - passaram a empurrar, com o apoio da mídia conservadora, que o PT engordou, toda lama do "Mensalão" e 'Petrolão" que foi e está sendo jogada apenas nas costas dos petistas. 

 

O juiz Moro, Temer, Globo, Aécio, Heráclito Fortes e os conservadores devem está tirando sarro do resultado das eleições municipais, principalmente com a eleição de João Dória, no primeiro turno em São Paulo e de Mão Santa, em Parnaíba. 

 

O PT é desafiado a rejuvescer para se oxigenar, a buscar mais auto-conhecimento, avaliar sua trajetória, ajustar suas estratégias de alianças, renovar suas instâncias partidárias, fazer formação política, abrir suas portas para que novas lideranças passem também a carregar suas bandeiras.  

Acesse Piauí

Comentários