Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 25 de abril de 2024
Colunas /

Nícolas Barbosa

nicolasnunesbarbosa@gmail.com

04/10/2016 - 06h53

Compartilhe

Nícolas Barbosa

nicolasnunesbarbosa@gmail.com

04/10/2016 - 06h53

Roteiro pelo sertão do Piauí – No caminho de São João do Piauí

Dicas para uma viagem de 500 quilômetros pelo sertão piauiense

Vista da área urbana de Simplício Mendes

 Vista da área urbana de Simplício Mendes

No último fim de semana, vários piauienses saíram de Teresina em direção a seus municípios para votar. Em meio a esses viajantes estava eu e parte de minha família. Temos origem em São João do Piauí, que fica a cerca de 500 quilômetros da capital. As rotinas obrigaram o tempo de viagem a ser muito rápido, mas busquei aproveitar o percurso para conhecer as atrações que estão no caminho.

 

Modéstia à parte, são dicas valiosas. Além das atrações de São João do Piauí, o roteiro descrito pode ser feito por quem desejar ir à Serra da Capivara. São Raimundo Nonato fica a apenas 100 quilômetros de São João.

 

Para descrever melhor os atrativos, dividiremos em 2 textos. No primeiro, descreverei o caminho. Depois mostrarei os pontos turísticos sanjoanenses.

 

Trecho 1 – BR 316

 

Fiéis na Gruta de Betânica (Foto: CCOM/Regis Falcão)

 

Esse é o percurso obrigatório para quem vai em direção ao sul do Piauí. Muito movimentada no trecho que vai até a chamada Estaca Zero, a BR-316 tem um dos principais pontos religiosos do Piauí nas suas margens. A Gruta de Betânia foi iniciativa de um padre italiano que morou na região e sobreviveu à Segunda Guerra Mundial. Como forma de agradecimento, ele construiu o espaço que se dedica à devoção por Nossa Senhora de Lourdes. Com boa estrutura para receber os devotos, além da imagem, o espaço possui uma sala dedicada aos objetivos que os fiéis deixaram para pagar suas promessas.

 

Dica - Durante o mês de fevereiro acontece o festejo da Gruta de Betânia. Mais de 10 mil romeiros se reúnem no local.

 

Trecho 2 – BR 343

 

Esse percurso é o que guarda menos opções turísticas, a não ser que o viajante queira dar uma esticada até Amarante. Neste trecho, que vai da Estaca Zero até a cidade de Regeneração, existe apenas um ponto de parada interessante, a Lanchonete do Sales em Água Branca.

 

Serra da Capivara: dramas e soluções de quem vive do parque

 

No entanto, caso se tenha tempo extra, pode-se ir até Amarante. A cidade fica a apenas 17 quilômetros de Regeneração e é um Patrimônio Brasileiro. Seu casario, as paisagens, a Fábrica de Cachaça e a cultura, que tem marcas fortes do negro e do catolicismo, formam um dos melhores destinos do Piauí.  

 

Trecho 3 – PI 236

 

Vista do talhado na área urbana de Tanque, a 500 metros da rodovia

 

Essa parte da viagem é um divisor de águas no percurso. Percebe-se que a Caatinga passa a ter maior força. A paisagem é tomada pela sequidão com pequenas manchas verdes que aparecem na Chapada Grande.

 

O primeiro ponto de parada para admirar o visual da chapada é o Morro da Cruz, em Regeneração. O local, que recebe tradicionalmente os devotos da região, ganhou infraestrutura. É possível estacionar o carro a poucos metros do mirante e ter uma vista única.

 

Na sequência, os pés de eucalipto que beiram a estrada provocam uma sensação diferente no viajante que percorreu diversos outros trechos do Piauí. São quase 20 quilômetros rodeado por eucaliptos e uma sensação térmica mais agradável.

 

Vista do Morro da Cruz em Regeneração

 

Para fechar as atrações do trecho, quanto mais próximo de Tanque do Piauí, maior o encantamento com as paisagens. A estrada fica no alto da Chapada Grande e permite vistas belas dos diversos morros da região.

 

Oeiras

 

É provável que seja uma grande injustiça colocar Oeiras em um texto sobre percurso. A primeira capital do Piauí sempre merecerá um texto completo. Mas dentro da viagem que leva até São João do Piauí ela é um ponto de parada. É o mais importante deles e que merece uma noite para conhecer melhor a cidade.

 

Centro Histórico de Oeiras (Foto: Octavio Nogueira)

 

A fé, o Patrimônio Histórico e a cultura são importantes traços oeirenses. Além disso, a cidade é a que oferece os melhores serviços no caminho. Lá estão os melhores hotéis e restaurantes. A dica é parar em Oeiras por pelo menos um dia e conhecer melhor o Centro Histórico e, se possível, algo mais cultural a noite.

 

Dicas para conhecer melhor Oeiras

 

Trecho 4 – PI 143

 

Nessa parte da viagem o sertão já está nas veias. A seca e as árvores desfolhadas se misturam com a solidão. Na minha viagem de fim de semana tive a grata surpresa de ver vários ipês amarelos misturados com os galhos secos.

 

Outro ponto praticamente isolado na estrada é a Barraca do Queijo. Com o nome bem simples, o local vende derivados do leite de excelente qualidade. Doce de Leite, requeijão e queijo (claro!) estão à venda e todos são feitos artesanalmente.

 

Vista do açude em cima do Mirante do Sagrado Coração de Jesus

 

Em Símplicio Mendes há mais um mirante imperdível. O Mirante do Sagrado Coração de Jesus fica na entrada da cidade. Para um lado é possível ver o centro urbano com a torre da Igreja Matriz se destacando perante as outras construções. No outro lado está o açude municipal contrastando com a paisagem que o envolve.

 

Em seguida, segue-se pela Rodovia Transamazônica na rota que levará ao destino da viagem. Mas isso será tratado no próximo texto. 

Nícolas Barbosa

Comentários