Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 24 de abril de 2024
Colunas /

Deusval Lacerda

deusvallacerda@bol.com.br

18/10/2016 - 12h02

Compartilhe

Deusval Lacerda

deusvallacerda@bol.com.br

18/10/2016 - 12h02

A vitória da sanjoanensidade

Sanjoanensidade não se resume em conceito, porque é um estado de espírito. É o sentimento que une as pessoas de São João do Piauí e que provoca naquelas que não são de lá enlevos de admiração e outros valores comuns a cada povo. É uma população sofrida, como toda população nordestina, mas que tem o orgulho de louvar São João Batista que simboliza a aspiração à hospitalidade, à justiça e ao progresso. É amar São João do Piauí acima de todas as coisas, abaixo apenas de Deus que está no Céu e que na sua infinita bondade abençoou a aquela terra.

 

Mas São João do Piauí, que possui mais de 110 anos de emancipação política e administrativa, precisava de uma cultura política e de um choque de gestão mais amadurecidos e mais condizentes com os novos tempos, e o seu povo, num sopro de esperança e confiança num porvir radioso, elegeu o médio Dr. Gil Carlos para essa difícil, porém possível, missão.

 

E foi o que aconteceu nestes quatro anos. Ocorreu a implantação de uma nova postura administrativa, de uma nova mentalidade política e de uma nova filosofia de governar. Foi o resgate da cidadania, ou seja, do sentimento coletivo, quando os recursos do erário foram aplicados tão-somente nas diversas áreas do serviço público pra o bem de todos os munícipes.

 

É claro que uma bênção dessa não poderia se dissipar. Mas alguns marcados pela saudade das práticas do passado, ou melhor, não adaptados a essa nova ordem da reestruturação, contrapuseram-se ferrenhamente para ofuscar a brisa dessa aurora redentora.

 

Por isso, a luta acirrada entre os defensores dessa nova visão do presente, com reais perspectivas de dias melhores para todos, com os propagadores do velho status quo, que tem no assistencialismo desbragado uma visão imediatista e eleitoreira do comandar.

 

Evidente que venceu a razão. Não importa por quantos votos. Importa, sim, que a maioria dos sanjoanenses está comprometida com uma dinâmica moderna de cuidar da sua municipalidade e assegurar para os seus filhos um futuro mais alvissareiro, com a vitória para o segundo mandato do Dr. Gil Carlos, prefeito, e Dante Quintans, vice-prefeito. Com certeza, São João do Piauí está em boas mãos. 

 

Deusval Lacerda de Moraes é economista 

Deusval Lacerda

Comentários