Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Notícias /

Economia

10/11/2017 - 16h33

Compartilhe

10/11/2017 - 16h33

Produção agrícola do Piauí deve chegar a 241,6 milhões de toneladas de grãos

Dados são do Levantamento Sistemático de Produção Agrícola divulgado pelo IBGE.

 Acesse Piauí

 

O Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, participou, nessa quinta-feira (9), da solenidade que marcou a divulgação do Levantamento Sistemático de Produção Agrícola (LSPA) de 2017 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Teresina.

 

Na apresentação dos dados, numa coletiva à imprensa, estiveram presentes o gerente de Agricultura do IBGE, Carlos Alfredo, e o coordenador Operacional e chefe da Unidade Estadual do instituto, Leonardo Santana Passos.

 

O Piauí registra em 2017 um recorde na produção agrícola total, considerando a soja, milho, feijão, arroz, algodão e fava, alcançando 3,6 milhões toneladas, um crescimento de 177 %. O levantamento aponta em 2017 para uma produção de 241,6 milhões de toneladas de grãos, um crescimento histórico da safra brasileira da ordem de 30% em relação a 2016.

 

Segundo o instituto, é um aumento impulsionado pela grande seca envolvendo o Piauí e as áreas produtivas. Em 2016, a colheita ficou em 1,5 milhão de toneladas, aproximadamente.

 

A previsão do IBGE é que, a medida que os números se confirmem, o Piauí seja o 12° na participação relativa da produção agrícola do Brasil, atingindo 1,5% do total nacional. Ao se considerar a produção de soja ,a previsão é que este ano a produção fique em 2 milhões de toneladas, valor 212% maior que no passado. Segundo o IBGE, a produção de feijão deve ficar 210% superior a 2016, com uma colheita de 68 mil toneladas.

 

Na ocasião, o secretário Francisco LImma comemorou a safra recorde e comentou que o Piauí se destaca no ramo agrícola, comparado aos outros estados, mesmo o cenário atual. "Para se ter uma idéia do crescimento, o Piauí está sendo procurado com mais frequência por empresários que pretendem investir na indústria agrícola no estado, o que consequentemente movimenta a indústria agrícola local”, ressaltou o gestor.

Acesse Piauí

Comentários