Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Notícias /

Educação

30/10/2017 - 14h33

Compartilhe

30/10/2017 - 14h33

João Freitas Filho lança livro durante exposição no Museu do Piauí

 Acesse Piauí

João Freitas com o professor Cineas Santos

 João Freitas com o professor Cineas Santos

O advogado e empresário João Freitas Filho recebeu convidados durante a abertura da sua exposição fotográfica “Por aí...”e lançamento de seu livro homônimo, realizado no Museu do Piauí Casa de Odilon Nunes, nesse fim de semana. Prestigiaram o evento autoridades, fotógrafos profissionais e amadores e amigos de João Freitas Filho, que contemplaram 40 fotografias selecionadas da obra do fotógrafo. O Governador do Piauí, Wellington Dias, e o prefeito de Teresina, Firmino Filho, prestigiaram o evento.

 

O livro traz uma coletânea de 18 temas com imagens retratando paisagens e olhares nordestinos, com foco nas peculiaridades piauienses, apresentando um retrato socioeconômico do Piauí, onde a presença do vaqueiro e de um cotidiano simples são exemplos do que foi revelado pelas lentes de João Freitas.

 

Na exposição, que tem curadoria de Elsa Paranaguá Elvas, o fotógrafo nos leva a um passeio por nossas origens através da arte de suas fotografias que estão reveladas em papel de cinema, com durabilidade de até 100 anos.

 

Para a produção das imagens, João Freitas realizou uma imersão no universo nordestino, visitando mercados populares, comunidades rurais e assentamentos quilombolas.

 

“O processo de construção de uma fotografia se dá na fusão entre o artista que está fotografando e a imagem enquadrada. Essas fotografias que trago hoje são imagens que no fundo sabemos que existem, mas muitas pessoas não têm a oportunidade de contemplar”, disse João Freitas Filho.

 

O presidente do Conselho Estadual de Cultura, professor Cineas Santos, faz a apresentação do livro e falou sobre a experiência do fotógrafo João Freitas.

 

“O João faz as coisas com muita intensidade e isso ainda nos surpreende, mas essa exposição e livro talvez sejam, até o momento, a coisa mais importante que ele já fez no plano da fotografia. Ele conseguiu captar um pouco da alma do Piauí nessas imagens”, disse Cineas Santos.

 

A fotógrafa piauiense Melissa Christofoletti, também esteve no evento e elogiou os trabalhos do fotógrafo e amigo João Freitas Filho.

 

“Não são apenas registros fotográficos; ele foi além disso e retratou pessoas e situações que traduzem a realidade do nordeste. E isso vem do amor e do prazer que João tem em registrar imagens”, avalia a fotógrafa.

 

João Freitas Filho é piauiense, advogado por formação, poeta e ambientalista. Também é fundador e presidente da organização não governamental maisvida.eco.br. Em sua carreira fotográfica, João recebeu 18 menções honrosas no 13º Annual Lucie International Photography Award, na categoria não profissional, e 15 menções honrosas no 14º Annual Lucie International Photography Awards Winners, na categoria Profissional.

Acesse Piauí

Comentários