Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 29 de abril de 2024
Notícias /

Geral

Redação

contato@acessepiaui.com.br

31/01/2024 - 14h35

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

31/01/2024 - 14h35

Idepi reforça fiscalização e investirá R$ 22 milhões na manutenção das barragens do Estado

Até agora, nove das 15 barragens que estão sob a responsabilidade do Idepi foram vistoriadas.

 

 

O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) reforçou o monitoramento das 15 barragens sob a responsabilidade do órgão desde o início de dezembro de 2023, abrangendo tanto as estruturas físicas quanto os aspectos operacionais.

Segundo o diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio, o objetivo das inspeções regulares é identificar e avaliar as possíveis anomalias que possam comprometer as condições de segurança e funcionamento das barragens, além de verificar seu estado de conservação. Até agora, nove das 15 barragens foram vistoriadas.

“As barragens são reservatórios essenciais para a manutenção de muitas comunidades no Piauí e garantem o abastecimento de muitas famílias. Por isso, nosso compromisso vai além do período chuvoso ou do período de seca. Nossas equipes trabalham o ano inteiro para garantir que esses reservatórios cumpram seu papel de maneira segura e eficaz”, afirmou Eulálio.

O Idepi decidiu por uma importante mudança para a melhoria dos serviços. Antes, os acompanhamentos e intervenções eram pontuais conforme as necessidades. Agora  esse trabalho foi intensificado. Por isso serão realizadas manutenções em todas as barragens. O processo de licitação da empresa que fará os serviços já foi concluído e os serviços devem iniciar já no mês de março.

idepi2.jpg

“Já passamos pela fase da licitação. Vamos ver ordens de serviço agora. Teremos R$ 22 milhões em investimentos para a manutenção das 15 barragens sob nossa responsabilidade. Vamos fazer limpeza, retirada de vegetação do entorno do reservatório, refazer meio-fio de estradas e outros serviços em todas as nossas barragens”, garantiu o diretor-geral do Idepi.

A equipe especializada do Idepi realiza inspeções periódicas, adotando medidas preventivas e corretivas para enfrentar quaisquer problemas que possam surgir. A manutenção proativa protege e garante a segurança das estruturas que ficam sob os efeitos das chuvas e do calor intenso característico da região e outros agentes.

idepi.jpg
Barragem Pedra Redonda



Barragens sob responsabilidade do Idepi

1. Salinas – São Francisco do Piauí;

2. Piracuruca – Piracuruca;

3. Algodões II – Curimatá;

4. Pedra Redonda – Conceição do Canindé;

5. Mesa de Pedra – Valença do Piauí;

6. Corredores – Campo Maior;

7. Emparedado – Campo Maior;

8. Bezerro – José de Freitas;

9. Poços – Itaueira;

10. Salgadinho – Simões;

11. Estreito – Padre Marcos;

12. Poço Marruás – Patos do Piauí;

13. Petrônio Portela – São Raimundo Nonato;

14. Barreiras – Fronteiras;

15. Bonfim – Bonfim.

Comentários