Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Notícias /

Cultura

28/03/2016 - 09h01

Compartilhe

28/03/2016 - 09h01

Suicídio é tema de canção do disco solo do músico piauiense Valciãn Calixto

Relatos e reflexões abordam assuntos pesados como borderline, assédio, abuso de autoridade e suicídio no álbum solo de Valciãn.

 Acesse Piauí

Músico Valciãn Calixto (Foto: Divulgação)

 Músico Valciãn Calixto (Foto: Divulgação)

“Mas me responda só uma coisa:

Quando você pensa em sumir

A morte é o caminho mais certo

Ou você tem para onde ir?”

 

É o terceiro mês do ano e pelo menos três jornalistas, estudantes e/ou profissionais da área, ceifaram suas vidas em Teresina. Esse número pode ser maior, pois tais casos não são divulgados. O fato é que teve início na capital, nas redes sociais, pelo menos, uma discussão sobre a abordagem dessas mortes pela imprensa. Até que ponto o jornalista pode expor a família enlutada e a história da pessoa que praticou o ato, se a divulgação pela mídia pode influenciar novos casos ou evitá-los são alguns dos questionamentos pertinentes em toda essa problemática.

 

É o terceiro mês do ano e o músico Valciãn Calixto, também jornalista, acaba de lançar seu primeiro disco solo intitulado Foda!. Dentre os temas abordados nas letras de suas canções pairam relatos e reflexões sobre diversos assuntos como transtorno de borderline, abuso de autoridade, assédio, machismo, sistema de ensino, suicídio, entre outros.

 

O trecho em itálico no início da matéria é da música Pathos, palavra que às vezes aparece compondo terminologias referentes à doenças. Na canção Valciãn traz indagações sobre o  que pode levar alguém a cometer suicídio, mais do que isso, o músico tenta entender as motivações de alguém que chega a cogitar a própria morte. Ao final da letra o compositor questiona:

 

“Porque ninguém discute temas como suicídio?

Conheço vários casos contados nas rodinhas de amigos...

Por que ninguém debate temas como suicídio?

Preferem contar mortos em antigos genocídios”

 

Com dez faixas o cd, lançado de maneira virtual em streamings para o mundo todo através do 180 Selo Fonográfico, pode ser comprado ou baixado gratuitamente através de plataformas digitais como Spotify, Deezer, Bandcamp, Soundcloud e no site do artista.

 

O suicídio é apenas um dos temas pesados que aparecem no trabalho de Valciãn Calixto, assim como o rock é apenas um dos muitos ritmos que podem ser ouvidos no álbum. É pela coragem de meter o dedo na ferida desses e outros assuntos que margeiam nossa sociedade, que o piauiense vem tendo seu trabalho reconhecido e divulgado em sites nacionais especializados em música.

 

Foda! foi gravado entre os meses de setembro de 2015 e fevereiro deste ano no ATM Estúdio na capital. O disco conta com participações especiais de Eryka Alcântara, João Pedro, Joniel Santos, Heitor Matos, Ronnyel Seed, integrantes do coletivo Geração TrisTherezina e ainda do escritor Agostinho Torres.

Acesse Piauí

Comentários