Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Notícias /

Cidades

24/03/2017 - 12h14

Compartilhe

24/03/2017 - 12h14

Autoridades discutem reorganização do Centro de Teresina

Meta é eliminar o protagonismo do automóvel, que provoca caos no trânsito e ocupa muitos espaços desordenadamente.

 Acesse Piauí

Desorganização no Centro de Teresina (Foto: Rogério Holanda/Acesse Piauí)

 Desorganização no Centro de Teresina (Foto: Rogério Holanda/Acesse Piauí)

Gestores e técnicos da Prefeitura de Teresina se reuniram na noite desta quinta-feira (24) para dar continuidade às discussões sobre o Projeto de Reabilitação do Centro da cidade. No encontro foram discutidos aspectos sobre estacionamento e transporte coletivo, na perspectiva de tornar o Centro da cidade um local para usos múltiplos.

 

Esse projeto está sendo desenvolvido sob 10 diretrizes, com os objetivos principais de tornar o Centro um local mais agradável para que as pessoas voltem a habitá-lo e frequentá-lo tanto para fazerem compras como para o lazer. 

 

Essas 10 diretrizes são: eliminar o protagonismo do automóvel; estimular o uso misto; adequar os estacionamentos; garantir fluxo do transporte coletivo; proteger o pedestre; acolher as bicicletas; criar bons espaços; plantar árvores; criar faces de ruas agradáveis e singulares; e eleger suas prioridades. 

 

No que diz respeito a estacionamentos, a proposta é fazer um estudo do funcionamento dos estacionamentos, avaliar e fazer diagnóstico de custo e benefício, viabilidade e os modelos de concessões possíveis. Já sobre o transporte coletivo, o ponto principal é deixar o sistema de transporte fluir.

 

“Estamos estudando a legislação, o zoneamento urbano, o adensamento de corredores de ônibus, analisando a expansão urbana do transporte público, já que quem vive numa cidade quer ter acesso a tudo que ela oferece. Portanto, precisamos levar em conta a necessidade de adensamento com qualidade no Centro, alternativas ao uso do carro, qualidade das calçadas, vagas de estacionamentos especial, questão social, como a qualificação do flanelinha e financiamento, que diz respeito  a necessidade de gerar receita para as intervenções no Centro”, disse  prefeito Firmino Filho.

 

Sob o comando de Constance Jacob, coordenadora da Área Central de Teresina, o projeto inclui a contribuição de diversos órgãos da Prefeitura, que estão colaborando com diagnósticos nos setores de transporte, habitação, arquitetura, mapeamento da área, desenvolvimento econômico, cultura, entre outros. A partir desses diagnósticos, os técnicos estão formatando ideias e discutindo soluções para os problemas.

Acesse Piauí

Comentários