Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Notícias /

Cidades

07/11/2017 - 10h16

Compartilhe

07/11/2017 - 10h16

MP se reúne com a SEMAR para tratar da situação do Parque Zoobotânico de Teresina

 Acesse Piauí

 

A 24ª Promotoria de Justiça, com atuação da defesa do meio ambiente em Teresina, em parceria com o Centro Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), realizaram audiência com representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). A reunião aconteceu na sede do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), na zona leste de Teresina.

 

A promotora de Justiça Gianny Carvalho, que responde pela 24ª Promotoria de Justiça de Teresina, disse que visitou o Parque Zoobotânico e que não constatou nenhum maus-tratos a animais, mas que a promotoria adotará as medidas necessárias em caso de constatação de irregularidades.

 

Representando o CRMV-PI e o IBAMA, Fabiano Pessoa explicou que diante das informações de maus-tratos à ursa "Marsha", foi realizado uma vistoria no parques na qual foi constatada que o animal encontra-se em boas condições e a única melhoria que poderia ser feita consiste na ambientação que proporcione mais locomoção ao animal. Por último, Fabiano explicou que a ursa chegou no zoológico com 26 anos de idade e atualmente possui 32 anos de idade, muito além da capacidade de vida do animal e que se ela estivesse livre na natureza, inclusive, diante desta idade, as lesões articulares presente no animal são normais.

 

O secretário de Meio Ambiente do Piauí, Luiz Henrique Carvalho (Ziza Carvalho), afirmou que se empenha em manter as condições onde o animal ursa "Marsha" se encontra. Diariamente, a Secretaria de Estado realiza a isenção de entrada no parque para estudantes, o que causa um déficit no valor arrecadado pelo parque para ajuda na manutenção. Ziza falou que a SEMAR vai realizar as intervenções necessárias para melhoria das condições dos animais.

 

Ao final da reunião ficou acertado que o IBAMA enviará ao MPPI até a próxima quarta-feira (8) um laudo de vistoria feita pelo órgão no Parque Zoobotânico. O Instituto de Brasileiro de Meio Ambiente e a Secretaria de Meio Ambiente do Piauí apresentarão ao MP, no dia 7 de dezembro, proposta de gestão compartilhada do CETAS, que são unidades responsáveis pelo manejo dos animais silvestres recebidos de ação fiscalizatória, resgate ou entrega voluntária.

 

A SEMAR se compromete a providenciar, em 15 dias, o encaminhamento de equipe da Vigilância Sanitária do Estado para ministrar orientações aos profissionais da cozinha do Parque Zoobotânico da forma mais adequada de preparação dos alimentos dos animais. No mesmo prazo, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos promoverá pequenos reparos na estrutura da cozinha. Para os reparos que necessite de processo licitatório, a SEMAR fará um o levantamento destes reparos e das obras, bem como cronograma de execução (licitação e execução), os quais deverão ser encaminhados ao Ministério Público em até 30 dias.

Acesse Piauí

Comentários