Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Notícias /

Cidades

04/05/2017 - 07h51

Compartilhe

04/05/2017 - 07h51

Exposição de carros batidos busca conscientizar condutores em Teresina

Essa é uma das ações do movimento Maio Amarelo, que tem programação durante todo o mês.

 Acesse Piauí

Exposição de carros batidos em pontos estratégicos de Teresina (Ascom Detran)

 Exposição de carros batidos em pontos estratégicos de Teresina (Ascom Detran)

As ações do movimento Maio Amarelo – Atenção Pela Vida – que neste ano traz como tema “Minha Escola Faz Toda a Diferença”, no intuito de promover uma reflexão das possibilidades de escolhas no dia a dia que podem acarretar graves consequências no trânsito, como usar o celular ao volante, beber e dirigir, não usar o cinto, começaram nesta quarta-feira (03).

 

Em Teresina, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI)  solicitou ao Governo do Estado e à Prefeitura de Teresina a iluminação em amarelo do Palácio de Karnak, sede do governo estadual, e da Ponte João Isidoro França, a Ponte Estaiada. Além de adotar uma forma curiosa de conscientização: posicionou carros que foram completamente destruídos em acidentes em cinco pontos da cidade.

 

Os veículos estão expostos nos balões da Ladeira do Uruguai, na Avenida Gil Martins, na Avenida Centenário, no balão da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e no balão próximo ao Mercado do Peixe.

 

De acordo com Jeovanna Moura, diretora da Escola Piauiense de Trânsito (EPT), a cena é de assustar quem passa pelo local. Não se trata de acidentes, é apenas um forma de chamar a atenção das pessoas para a necessidade de mais prudência no trânsito.

 

“É importante que as pessoas saibam que esses são carros que sofreram acidentes realmente e, infelizmente, tiveram vítimas. É uma forma que encontramos de impactar as pessoas para que tenham consciência dos perigos ao desrespeito às regras e normas do trânsito", afirmou Moura.

 

“Será um mês dedicado a ações de conscientização sobre as boas práticas no trânsito”, observa Jeovanna, destacando que o amarelo é um simbolismo da cor do semáforo, que pede atenção ou cuidado. “É um sinal de alerta para a sociedade em relação à problemática do trânsito. Portanto, nós estamos à frente dessas ações e levando essa mensagem de conscientização à população”, declara a diretora da Escola Piauiense de Trânsito.

 

A programação do Maio Amarelo contemplará blitzen educativas com distribuição de material com dicas de segurança e orientação aos condutores, palestras em escolas da rede pública e privada e universidades. Uma carreata pela paz no trânsito também será realizada com as viaturas de todos os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito.

 

Maio Amarelo

 

Inspirado em movimentos internacionais como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que abordam, respectivamente, as temáticas câncer de mama e câncer de próstata, o Maio Amarelo tem por objetivo contribuir para a diminuição dos índices de mortes e feridos no trânsito.

 

O símbolo do movimento é um laço na cor amarela, que ressalta a segurança no trânsito como questão de saúde.

Acesse Piauí

Comentários