Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Notícias /

Cidades

09/08/2017 - 08h43

Compartilhe

09/08/2017 - 08h43

Programação de aniversário de Teresina destaca protagonismo feminino

A campanha traz para o centro da discussão o respeito às mulheres.

 Acesse Piauí

Créditos: Rômulo Piauilino

 Créditos: Rômulo Piauilino

Uma cidade feita por elas. É esse o tema da campanha dos 165 anos de Teresina, lançada pelo prefeito Firmino Filho em evento que reuniu mulheres de destaque, imprensa e convidados nesta terça-feira (8).


A campanha traz para o centro da discussão o respeito às mulheres e às diferenças, e a necessidade de construir uma sociedade cada vez mais igualitária e justa. Segundo Firmino Filho, Teresina nasceu de uma homenagem a uma mulher e segue alicerçada pela força feminina. 


"Nesse aniversário temos uma deliciosa e querida especificidade. Estamos iniciando, acredito eu, uma boa tradição, de fazer uma celebração temática do nosso aniversário e iniciamos com pé direito, fazendo homenagem às mulheres. Teresina já nasceu homenageando uma mulher. Uma Teresa, uma Teresinha. Nosso nome Teresina não é uma mistura de Teresa com Cristina. É o diminutivo de Teresa no dialeto da região norte da Itália. Nossa princesa que veio o Brasil era napolitana, e era Teresa, era baixinha, era Teresinha", disse. 


Firmino destacou ainda o protagonismo das mulheres na luta por qualidade de vida, pelo desenvolvimento da cidade e por uma Teresina melhor para seus filhos. "Na hora da luta pela posse da terra, pela água, pela creche, pela escola, pelo calçamento, pela unidade básica, por melhores condições de vida. Sabemos que os homens muitas vezes falham com a família, com as comunidades. Mas as mulheres não. É por isso que eu acho que a mulher é a verdadeira pilastra da família", afirmou.


Na TV, rádios, outdoors, jornais, revistas e na internet, algumas personagens femininas mostram, com suas trajetórias, como Teresina evolui para uma sociedade mais moderna e dinâmica, que cresce com as mulheres à frente de novas conquistas. 


Inaugurações e eventos


Além dos eventos tradicionais no dia do aniversário da capital, 16 de agosto, o calendário conta ainda com a inauguração de diversas obras que serão entregues à população. Destaque para as inaugurações da Academia de Saúde Lúcia de Fátima, na zona Sul, e da Unidade Básica de Saúde Dr. Carlos Alberto Cordeiro, na zona Sudeste. 


Também estão incluídos na programação o festival de música Teresina é Pop, Festival de Flores de Holambra, eventos esportivos como a Volta da Frei e o Jogos da Cidade de Teresina, além de outro voltado para os amantes dos games, que é a Virada Geek, o Cultura Negra Estaiada na Ponte, sessão solene na Câmara Municipal, o "Se essa rua fosse minha", a mostra Inthegra Mulher, o colóquio Vozes: Rompendo o Silêncio da Violência Contra a Mulher e diversos outros eventos.

 

Acesse Piauí

Comentários