Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Notícias /

Geral

08/08/2017 - 09h19

Compartilhe

08/08/2017 - 09h19

Piauí vai adotar tecnologia israelense para dessalinização de água

O propósito é atender os municípios piauienses que têm alto índice de sal na água subterrânea.

 Acesse Piauí

Governador recebe empresários israelenses (Francisco Gilásio)

 Governador recebe empresários israelenses (Francisco Gilásio)

Uma tecnologia israelense pode ser a saída para a escassez de água em parte do Piauí. Representantes da Mitrelli Internacional, uma empresa do segmento, apresentou, nessa segunda-feira (7), ao governador Wellington Dias, um projeto piloto de dessalinização por osmose reversa, aplicável a lugares onde o índice de sal na água a deixa imprópria para o consumo.

 

Os entendimentos iniciais indicam que a empresa será contratada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). “Há disposição do investidor em firmar a PPP. Eles investem e nossas empresas, Agespisa e Águas de Teresina, ainda ficam como distribuidoras. Eles entregam a água tratada a um preço compatível ao que praticamos”, explicou Wellington.

 

Quarenta e dois municípios piauienses enfrentam esse problema de alto índice de sal na água subterrânea. Entre eles, estão Fartura do Piauí e Cajueiro da Praia. A cidade escolhida para o projeto piloto ainda não foi definida. 

 

“Precisa haver uma compatibilidade entre o tamanho do equipamento, capacidade de produção e o tamanho da população. Se essa for a solução, é um caminho que priorizaremos”, esclareceu o governador.

 

A indústria de água israelense é amplamente reconhecida como líder mundial nas áreas de dessalinização, tratamento de água, irrigação por gotejamento e segurança da água. Mais de 50 % da água de Israel provém da dessalinização e reciclagem. Dando certa a experiência, o governo deve levar essa novidade o quanto antes para os municípios em situação de emergência.

Acesse Piauí

Comentários