Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Notícias /

Economia

09/10/2017 - 09h36

Compartilhe

09/10/2017 - 09h36

Governo entrega kits a produtores na 8ª Feira do Turismo Rural

O evento possibilita aos pequenos produtores espaço para venda de uma variedade de produtos.

 Acesse Piauí

Feira do Turismo Rural da Cacimba Velha (Ascom SDR)

 Feira do Turismo Rural da Cacimba Velha (Ascom SDR)

O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, participou, neste domingo (08), da 8ª edição da Feira do Turismo Rural, realizada na Praça da Cacimba Velha, zona rural de Teresina. A feira foi bastante movimentada com música, produtos da agricultura familiar, pintura de rosto para crianças e o melhor da gastronomia piauiense.

 

A feira já é parte do calendário da região e possibilita aos pequenos produtores espaço para venda de uma variedade de produtos como bebidas artesanais, legumes, hortaliças, frutas, verduras, pratos e comidas típicas e artesanato.

 

Em solenidade realizada no evento, que contou com a presença do secretário de Estado do Planejamento, Antônio Neto, o secretário do Desenvolvimento Rural entregou a todos os feirantes presentes kits de uniformização com avental e boina customizados com a marca da feira. A SDR também entregou um kit de irrigação para a produtora Maria de Jesus.

 

As produtoras Nadia Lima, Ducarmo e Dalila fizeram Curso de Culinária há aproximadamente dois meses e começaram a produzir e vender biscoitos caseiros na comunidade Soinho, com a marca Delicias de Mainha. “Essa é a primeira vez que participamos da Feira do Turismo Rural aqui na Cacimba Velha. Aqui é um meio de divulgar nosso trabalho e começar a fazer pedidos e orçamentos mais a frente. Produzimos sequilhos de coco, casadinhos, biscoito e amanteigado de castanha, dentre outros”, disse Nadia.

 

Mãe e filhas também participam da feira como produtoras de artesanato, é o caso das feirantes “Meninas Criativas”, apresentada por Maria Evangelista e por uma de suas filhas, Tamara Raquel. O empreendimento formado pela mãe e pelas três filhas tem produtos baseados no artesanato, no Piauí, no tradicional, que enaltecem o estado, valorizam a beleza da mulher, além de desenvolver materiais para livros de costura e do crochê.

 

“Já estamos há dois anos realizando esse negócio, temos perfis nas redes sociais e é por meio delas que entramos em contato com nosso público para encomendas. Participar da feira do Turismo Rural aqui na Cacimba Velha é mais uma oportunidade de mostrarmos nosso trabalho e de melhorar ainda mais as vendas", ressalta a jovem Tamara Raquel. A família dela é da região Lagoa da Mata, localizada próximo a Cacimba Velha.

 

Francisco Limma, acompanhado da superintendente Patrícia Vasconcelos; dos diretores da SDR, Durval Gomes e Liz Meireles, visitou todos os estantes e destacou a organização e a qualidade dos produtos apresentados na feira. “Quero parabenizar a todos os envolvidos pelo sucesso da Feira do Turismo Rural. A ideia é importante e hoje é uma tradição forte na região da Cacimba Velha, e ajuda a fortalecer os produtores e produtoras da região, assim como a agricultura familiar", ressaltou o gestor.

Acesse Piauí

Comentários