Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 20 de abril de 2024
Notícias /

Economia

12/06/2017 - 11h51

Compartilhe

12/06/2017 - 11h51

Produção de soja aumenta 226% no Piauí e terá safra recorde em 2017

A cultura da soja é responsável por mais da metade da produção de grãos no estado.

 Acesse Piauí

 

A tecnologia aliada à regularidade de chuvas no cerrado piauiense contribuiu para que o Piauí alcançasse em 2017 a marca recorde de mais de quatro milhões de toneladas de grãos colhidos. O desenvolvimento da cultura da soja é responsável por mais da metade dessa produção, estima-se que este ano estão sendo colhidos mais dois milhões de toneladas, um aumento de aproximadamente 226%. Essa excelente produção tem sido uma impulsionadora da economia do Estado, aumentando o Produto Interno Bruto (PIB) e gerando emprego e renda, principalmente na região sul.

 

A área cultivada com soja no Piauí passou de 565 mil hectares, em 2015/2016, para mais de 680 mil hectares, neste ano, alta de 21%. Já a produtividade, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), teve um incremento de um ano para o outro impressionante.

 

O superintendente de Agronegócio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Filemon Paranaguá ressaltou a política do Estado de apoio também aos médios e pequenos produtores. “O governo tem feito ações importantes no sentido proporcionar aos agricultores o acesso ao crédito, por meio da regularização fundiária e também da renegociação de dívidas. Com o acesso ao crédito esses agricultores podem investir no melhoramento do solo e também na compra de maquinários. O Governo também está trabalhando para em parceria recuperar as estradas, o que vai facilitar o escoamento da produção e também baratear a aquisição de insumos” disse.

Acesse Piauí

Comentários