Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Notícias /

Política

24/04/2017 - 12h03

Compartilhe

24/04/2017 - 12h03

Senadora lança nota sobre chacina que vitimou nove trabalhadores rurais

A nota critica o silêncio da mídia e afirma que a Comissão "não se calará diante de qualquer injustiça".

 Acesse Piauí

Senadora Regina Sousa (PT/PI)

 Senadora Regina Sousa (PT/PI)

A senadora Regina Sousa (PT-PI), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, lançou nota repudiando a chacina contra nove trabalhadores, assassinados no último dia 20 de abril, no Mato Grosso. A nota critica o silêncio da mídia e afirma que a Comissão "não se calará diante de qualquer injustiça". Leia a nota abaixo: 

 

 

NOTA DA PRESIDENTA DA CDH/SENADO SOBRE O MASSACRE DE 20 DE ABRIL NO MATO GROSSO


Como presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal manifesto total e absoluto repúdio ao massacre onde, pelo menos 9 pessoas foram mortas, no fim da manhã do dia 20 de abril, quinta-feira, na Gleba Taquaruçu do Norte, localizada na área rural do município de Colniza-MT.

 

Além das vítimas fatais, diversas pessoas ficaram feridas e outras desapareceram. Entre as vítimas, há crianças, adolescentes e idosos. A Gleba já tinha sido atacada várias vezes por capangas altamente armados, comandados pelos gerentes das fazendas na região, que aterrorizavam os moradores para que a área fosse desocupada pelos pequenos produtores, conforme conclusão de investigações da Polícia Civil, feitas há dois anos.

 

Este conflito, portanto, não é recente nem desconhecido das autoridades de segurança do estado de Mato Grosso. A indiferença com as denúncias, não efetivando a prisão e desarticulação dos mandantes e seus capangas, é uma demonstração do descaso e omissão das autoridades públicas com os Direitos Humanos. Um descaso que não é isolado ao contexto desse massacre.

 

Fica evidente que a omissão do atual governo federal é proposital ao propor a retirada de recursos e extinção de programas estratégicos direcionados à qualidade de vida dos trabalhadores do campo, promovendo cortes nos recursos de fiscalização para os órgãos competentes que devem acompanhar o cumprimento de demarcações determinadas pela Justiça.

 

Como presidenta da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, darei prioridade à todas as medidas que estiverem ao alcance de nossa Comissão para instar as autoridades competentes a apuração dos fatos e punição dos culpados.

 

Dia 11 de Maio do corrente ano a CDH do Senado Federal estará realizando uma audiência pública sobre o Dia Internacional da Mãe Terra e, esperamos, já com as informações consolidadas das investigações em curso, colocaremos a busca de ações para garantir os direitos humanos na luta pela terra como o principal tema a ser debatido.

 

É gritante o silêncio da mídia sobre mais esse massacre, mostrando que a aliança contra os governos populares é muito mais profunda do que parecia no primeiro momento.
 

A Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal não se calará frente a qualquer injustiça, porque estaremos sempre defendendo que todas as famílias tenham casa, todos os trabalhadores tenham direitos e todos os trabalhadores do campo tenham terra.

 

Senadora Regina Sousa
Presidenta da CDH do Senado Federal

Acesse Piauí

Comentários