Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Notícias /

Polícia

26/04/2017 - 16h14

Compartilhe

26/04/2017 - 16h14

Operação prende dez pessoas em condomínio de luxo por roubo de energia

Somente neste ano, são cerca de 40 prisões pelo crime de furto de energia elétrica em Teresina.

 Acesse Piauí

 

Dez pessoas foram presas durante a Operação Real deflagrada nesta quarta-feira (26) por furto de energia elétrica em condomínios de luxo na zona Leste de Teresina. 

 

As prisões são resultados da intensificação da parceria entre o Grupo de Repressão ao Crime Organizado - Greco e a Eletrobras Distribuição Piauí, viabilizada pelo convênio entre a Distribuidora e o Governo do Estado. A Operação Real contou com a participação de aproximadamente 80 profissionais, dentre delegados, peritos, escrivão, agentes da Polícia Civil e colaboradores próprios e terceirizados da Empresa de energia. 

 

Nome dos presos

 

No local em que foi realizada a operação (Condomínio Fazenda Real), na manhã de hoje (26), houve a fiscalização das 150 unidades consumidoras existentes, sendo que em 28 delas foram encontradas irregularidades que geraram autuação administrativa e em outras 15 foram encontradas ligações diretas de energia (clandestinas), inclusive nas instalações do condomínio, resultando em oito prisões em flagrante. “Dentre os presos, está o síndico que foi conduzido para identificar os demais responsáveis pelos imóveis que serão investigados pelo Greco. Todos responderão pelo crime de furto simples”, destaca o delegado Laércio Evangelista, que comanda as operações de combate ao crime de furto de energia. 

 

“Nos 28 casos de irregularidades que não caracterizam crime, como medidor parado e erro na medição, a Eletrobras autuou administrativamente o consumidor, e as inadequações serão corrigidas”, afirma a gerente do departamento de Medição e Combate às Perdas, Rafaela Moreira. 

 

Ela ressalta que o fato de haver solicitado a ligação e esta não ter sido realizada por problemas verificados no padrão de ligação construído pelo cliente não justifica o crime. “Ao pedir a ligação, o consumidor precisa apresentar as instalações elétricas dentro padrão Eletrobras, exigido pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, que só efetua a ligação após a adequação”, esclarece.

 

Atualmente, a Empresa acumula perdas de 17% da energia que é distribuída devido a furto, mediante desvio ou fraude no medidor, o que equivale a um prejuízo estimado em R$ 120 milhões anuais. A Eletrobras Piauí está realizando levantamento para saber qual o valor das perdas resultantes da Operação Real.  “A parceria com o Greco continuará no trabalho de fiscalização para combate ao furto de energia em todos os tipos de unidades consumidoras do Estado”, enfatiza Moreira. 

 

“É preciso que o consumidor não aceite irregularidades e que os que souberem de casos de desvios denunciem, porque todo mundo perde. Parte do valor da energia furtada é dividida entre todos os outros consumidores inclusive aqueles que são honestos e pagam suas contas em dia. Quando alguém frauda ou furta energia elétrica está roubando os demais consumidores, e o Estado do Piauí perde uma vez que deixa de receber o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)”, destaca o Delegado Geral da Polícia Civil, Riedel Batista.

 

O crime de furto está previsto no art. 155, do Código Penal Brasileiro. Para denunciar o furto de energia em qualquer lugar do Estado ligue para o 0800 086 0800 (ligação gratuita) ou (86) 3228-8176.

Acesse Piauí

Comentários