Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Notícias /

Geral

17/05/2017 - 09h10

Compartilhe

17/05/2017 - 09h10

Na Alemanha, Dias participa de exposição sobre a Serra da Capivara

Evento é uma realização de parceria entre o governo do Piauí, a embaixada brasileira e a DFG.

 Acesse Piauí

 

O governador Wellington Dias esteve presente nesta terça (16), na Embaixada do Brasil na Alemanha, em Berlim, na pré-abertura de exposição sobre a Serra da Capivara. O evento internacional, realizado pela embaixada brasileira e a Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG), conta com exposição do fotógrafo André Pessoa e painel de discussão e mostra sobre a serra piauiense e será aberto ao público berlinense e alemão nesta quarta-feira (17).

Em seu discurso, Wellington Dias se comprometeu em buscar e firmar novas parcerias internacionais de fomento à preservação e à pesquisa do patrimônio piauiense. “Temos um fundo voltado para pesquisa no Piauí. A pesquisa e a comunicação vão ajudar massivamente a cultura de preservação ainda mais fortemente. Enquanto eu for governador, quero participar destas parcerias que as entidades arqueológicas do mundo inteiro patrocinam”, garantiu o gestor.

 

Wellington ressaltou a importância desse momento para o Piauí, pois o evento contou com a participação de cientistas, governos, pessoas do Brasil e da América do Sul estiveram reunidos para conhecer as riquezas do Piauí. 

 

“O Piauí tem uma biblioteca pré-histórica, com mais de 30 mil inscrições rupestres entre Serra da Capivara e Serra das Confusões. Celebramos novas parcerias para pesquisa sobre a produção agrícola na pré-história no Brasil e na região da Serra da Capivara. Trata-se de uma pesquisa já bem encaminhada, a fase preparatória iniciou e em 2018, entraremos em caráter mais efetivo”, disse o governador, destacando a parceria com a DFG, uma associação que movimenta cerca de 1 bilhão de Euros para pesquisa no mundo.

 

 

Parceria vai estimular turismo e desenvolvimento social

 

O coordenador de Comunicação Social do Piauí, João Rodrigues, participa da abertura da exposição sobre a Serra da Capivara, em Berlim, e destaca a dimensão do evento na Europa. “Percebemos um carinho muito grande para com o Piauí”, diz, enfatizando que as belezas do Estado e a riqueza da fauna e flora, através das lentes de André Pessoa, vão ficar em exposição durante 40 dias em Berlim.

 

Segundo João Rodrigues, o projeto está entremeado por uma ação social grande e, com certeza, haverá mudança na vida das pessoas, pois vai estimular e aumentar o fluxo turístico da região da Serra da Capivara.

 

“Há demanda e a Serra da Capivara desperta o interesse. O governador fez algo importante, inaugurou um aeroporto internacional e as outras coisas virão como consequências”, disse.

 

Para o fotógrafo André Pessoa, esse é um momento único para o Piauí, pois Berlim é considerada a capital cultural da Europa, uma vitrine.

 

“Acho que a divulgação das coisas positivas pode ser dita antes e depois desse evento. Plantamos uma semente e a perspectiva é que dentro de 3 a 4 anos, possamos colher os frutos desse trabalho e investimento”, diz, ressaltando a presença do governador Wellington Dias como algo decisivo, pois representa o Estado num evento grandioso, com foco na pesquisa.

 

“Aqui não é só uma exposição, mas um debate científico, com diálogos onde se abriu uma série de possibilidades para investimentos, principalmente para energias renováveis, em que o Piauí está no topo das perspectivas de desenvolvimento”, comenta, declarando que o governador abriu portas para o desenvolvimento chegar de forma sustentável.

 

 

 Potencialidade de investimentos

 


Na abertura do evento o embaixador do Brasil na Alemanha ainda apresentou o estado do Piauí como grande potencialidade para o investidor estrangeiro. “As principais oportunidades encontram-se na área das energias renováveis, especialmente eólica e fotovoltaica, e na área do agronegócio, especialmente no cultivo da soja, do milho, do arroz e das frutas tropicais. Rico em ferro e níquel, o estado também oferece oportunidade no campo da mineração, onde se destacam as pedras preciosas (opala), o diamante, o mármore, além de fortes indícios da presença de óleo e gás na bacia do Rio Parnaíba”, afirmou Mário Valalvia.

Acesse Piauí

Comentários