Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Notícias /

Economia

19/06/2017 - 08h21

Compartilhe

19/06/2017 - 08h21

Criadores do Piauí têm até o dia 30 para certificar vacinação contra Aftosa

Inicialmente o prazo estipulado pela ADAPI foi o dia 15 de junho.

 Acesse Piauí

 

Após o encerramento do prazo inicial de certificação da vacinação contra a Febre Aftosa do rebanho bovino e bubalino piauiense, que estava marcado inicialmente para o dia 15 de junho, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) anunciou a extensão do prazo para o dia 30 deste mês.

 

"Por conta do movimento grevista e para não prejudicar os produtores, nós reforçamos a todos os produtores piauienses que, até 30 de junho, façam a certificação em um dos escritórios da Adapi cadastrados", afirmou Idilio Moura, gerente de Defesa Animal. Ele reforça a necessidade da apresentação da documentação das vacinas, o que garante a isenção de penalidades, assim como a garantia da segurança de seus animais.

 

Ao final desse prazo de certificação, a Adapi dá início ao pós-etapa, momento em que os fiscais da Agência abrem investigação a fim de descobrir as propriedades nas quais não houve imunização e intervir junto a esses criadores no sentido de conscientizá-los a realizar a vacinação de todos os animais. Os inadimplentes estão passíveis de sanções, avaliadas de acordo com sua situação cadastral.

 

Desde a fundação da Adapi, em 2006, foram várias as conquistas para as defesas do Estado, como a mudança do status sanitário, de risco desconhecido para área livre de Febre Aftosa com vacinação e a certificação pela OIE, Organização Mundial de Saúde Animal. Títulos que possibilitam a abertura do mercado e o crescimento da economia local e regional.

Acesse Piauí

Comentários