Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Notícias /

Saúde

20/09/2017 - 08h26

Compartilhe

20/09/2017 - 08h26

Dudu critica postura de Sílvio Mendes sobre o fechamento das UTIs neonatais

O parlamentar comemorou a decisão do Conselho em manter os leitos do CIAMCA.

 Acesse Piauí

 

O fechamento dos leitos de UTI neonatal da maternidade Wall Ferraz, no Dirceu, que poderão ser transferidos para a maternidade Evangelina Rosa foi pauta de discussão e votação nesta terça-feira, 19, na reunião do Conselho Municipal de Saúde.

 

O vereador Dudu (PT), que já mostrou seu posicionamento contrário ao fechamento dos leitos, participou da reunião e criticou a posição de Sílvio Mendes, que esteve na reunião e se retirou durante as discussões com as lideranças.

 

“O gestor da nossa saúde não tem equilíbrio emocional e saiu virando as costas para os conselheiros e para as lideranças comunitárias, porque ninguém está aplaudindo a posição dele de fechar os leitos. Na Câmara, vamos lutar até o último momento para o não fechamento, porque aquela região é muito populosa e o Dirceu precisa desse serviço, principalmente as famílias carentes. Não podemos aceitar essa decisão unilateral por parte dele e colocar em risco a vida de muitos bebês”, ressaltou o vereador.

 

 

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren) participou da reunião e se posicionou também contra o fechamento das UTIs neonatais. “Concentrar todas as Unidades de Terapia Intensiva na maternidade Evangelina Rosa é um erro, mesmo sabendo que ela oferece um serviço de referência no Piauí. Porém, a descentralização do serviço e a manutenção dos serviços já existentes tem que acontecer, aproveitando a qualificação técnica dos profissionais. Temos que buscar a ampliação dos leitos e não o fechamento de alguns”, disse o presidente do Coren-PI, Dr. Lauro César.

 

Segundo Wagner Cardoso, membro do Conselho Municipal de Saúde e coordenador da Comissão de Saúde da Criança e do Adolescente, o plano de mudança das UTIs neonatais surgiu na Secretaria de Saúde do Estado (SESAPI), passando para o Município e não apresentado para o Conselho Municipal.

 

“Quebraram toda a hierarquia que precisa ser seguida, porque era preciso uma análise entre os conselheiros e uma discussão mais ampla com seus prós e contras. Cada conselheiro é livre para votar favorável ou não ao plano, mas o que percebemos aqui é que a maioria é contra e não vai permitir que o fechamento aconteça”, ressaltou Wagner.

 

Mesmo após Sílvio Mendes se retirar da reunião, a votação seguiu seu protocolo e com unanimidade foi decidido pela não transferência das UTIs da Maternidade CIAMCA para a Evangelina Rosa. Caso Sílvio Mendes não acate a decisão, o promotor de justiça Eny Marcos, da 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, afirmou que vai entrar com uma ação civil pública contra o presidente da FMS.

 

Dudu comemorou a decisão do Conselho em manter os leitos do CIAMCA. "As entidades que estiveram aqui foram desrespeitadas com a saída do presidente da FMS, que não quis ouvir as opiniões contrárias a dele. Já o Governo do Estado, que está sensível a essa causa, disse que a decisão tomada pelo Conselho Municipal será respeitada por ele. Por isso, acredito que essa batalha o povo de Teresina venceu, pela permanência dos leitos de UTI na maternidade do CIAMCA", afirmou o vereador.

 

 

Participaram da reunião os movimentos populares, profissionais da saúde, conselhos regionais e profissionais do serviço privado e filantrópico. 

Acesse Piauí

Comentários