Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Notícias /

Política

25/07/2017 - 10h57

Compartilhe

25/07/2017 - 10h57

Wellington reassume governo e faz balanço de viagem ao Canadá

As agendas com investidores rendeu ao Piauí parcerias no âmbito da educação, segurança pública, investimentos e turismo.

 Acesse Piauí

Wellington reassume Governo do Estado (Paulo Barros)

 Wellington reassume Governo do Estado (Paulo Barros)

O governador Wellington Dias retoma as atividades à frente do Governo do Estado após missão de 10 dias no Canadá. O balanço da viagem ao exterior e das ações do governo foi feito na noite dessa segunda-feira (24), durante transmissão da chefia do Executivo, onde a vice-governadora Margarete Coelho estava acompanhada dos secretários do Planejamento, Governo e do coordenador de Comunicação, no Escritório da Residência Oficial.

 

As agendas com investidores rendeu ao Piauí parcerias no âmbito da educação, segurança pública, investimentos e turismo. Segundo Dias, ocorrerá ainda este ano o intercâmbio para alunos e professores, assim como os alunos canadenses terão a possibilidade de vir ao Brasil estudar português e auxiliarem professores no ensino da língua francesa e inglesa.

 

“O Canadá é um país bilíngue, em uma parte do país a primeira língua é o inglês e a outra parte a primeira língua é o francês. Assim, nós deveremos iniciar, já em setembro, o ensino do Inglês e Francês numa parceria com Languages Canadá, órgão governamental responsável pela promoção e difusão do Inglês e Francês no mundo. No estado ocorrerá com a Secretaria da Educação e o Instituto de Línguas do Piauí’, disse o governador.

 

Em um modelo de blocos, o intercâmbio trabalhará a educação a distância. O método é focado no ensino direcionado para conversação, profissão, turismo e serviços em diversas áreas. “Vamos utilizar a plataforma que possuímos para levar ensino de línguas para todas as cidades do interior do Piauí e permitir condições de intercâmbio para quem já compreende a língua e tem interesse em aperfeiçoar. Além disso, teremos uma parceria com o Ministério da Educação em que uma escola do Piauí terá um intercâmbio direto com uma escola numa cidade do Canadá. Toronto já manifestou interesse, assim como outras cidades de lá”, destacou Dias.

 

Na educação, a parceria possibilitará aos professores e alunos da rede pública de ensino um intercâmbio presencial no Canadá, bem como o uso de ferramentas para a realização de aulas por meio de videoconferências. Além disso, alunos canadenses terão a possibilidade de virem ao Brasil para estudarem português e auxiliarem professores no ensino da língua francesa e inglesa.

 

Dentre os resultados da viagem, o governador Wellington Dias destacou também as ações na área da segurança, onde o foco é a ressocialização dos presos. No Canadá, o sistema utilizado na Penitenciária de Kingston já reduziu em 56% o número de prisioneiros que eles tinham encarcerados, ou seja, é o país do mundo com maior êxito nessa área.

 

“Vimos nessa visita que algumas coisas já fazemos como a parte relacionada à educação e saúde em que creio termos um ponto até mais avançado nessa área da política sobre drogas. Eles têm uma incidência muito baixa de drogas, algo como 4% dos presos são em decorrência da dependência química, enquanto nós aqui chegamos entre 60 e 70%. O ponto principal é um sistema que no momento em que tem a aplicação da pena aquele preso é avaliado juntamente com todo seu histórico”, relatou o governador, acrescentando que o sistema penitenciário trabalha a partir de uma classificação conforme os índices compatíveis no nível baixo, médio e elevado.

 

Outro destaque no balanço da viagem foi a reunião com os empresários da BRP, empresa que fabrica quadricíclos e motos aquáticas. A ideia é atrair turistas de várias partes do Brasil e do mundo por meio do esporte, a exemplo do que ocorre com o kitesurf, modalidade que tem campeonatos anuais em Cajueiro da Praia, com etapas nacional e mundial.

O governador explica a existência do projeto para realização de evento esportivo internacional de quadriciclos no litoral do Piauí. De acordo com ele, a proposta do evento é totalmente viável, principalmente porque o litoral piauiense faz parte do roteiro turístico Rota das Emoções, que integra parte da área litorânea dos estados do Maranhão, Piauí e do Ceará. “Estamos agendando um encontro com os gestores dos outros dois estados para discutirmos e alinharmos a proposta. Vamos ter bons resultados dessa agenda com o Canadá foi muito produtivo”, enfatizou Dias.

 

Governo

 

“O governador fez essa viagem ao Canadá e trouxe excelentes notícias para o estado do Piauí. Nós precisamos não nos entregarmos à crise e ficarmos nesse pessimismo de achar que não vale a pena lutar pelas coisas do Piauí. Então, isso nós temos caminhado exatamente no sentido contrário. Nesse sentido, estivemos em São Paulo a convite do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, onde apresentamos as nossas pesquisas, os dados que estamos colhendo e a metodologia utilizada para outros estados”, destacou vice-governadora.

 

Nos últimos dias, Margarete Coelho deu continuidade às atividades desenvolvimentistas do governo. Dentre elas, a firmação de acordos importantes para o Estado na área da Segurança Pública. O trabalho feito pelo analista em criminal da Polícia Civil e coordenador do Núcleo Central de Estatística e Análise Criminal (Nuceac) da Secretaria da Segurança Pública, delegado João Marcelo Brasileiro despertou interesse de instituições como a Faculdade Mackenzie, instituição de ensino respeitada e com quadro de pesquisadores de renome, a qual conta com muitas parcerias com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 

“Neste sentido, a Faculdade Mackenzie está interessada em trabalhar um acordo de cooperação de pesquisa que pretende dar transparência aos dados coletados nas oitivas, plenárias de elaboração do plano de segurança pública, cujo o intuito é garantir a confiança da sociedade e de instituições internacionais que se interessam por esse tipo de informação”, salientou Coelho.

 

Paralelo às atividades administrativas, a governadora interina deu seguimento às tratativas do processo de empréstimo de R$ 315 milhões junto à Caixa Econômica Federal; inaugurou obras de relevância na capital e interior do estado. Entre elas, a primeira biblioteca virtual do Brasil fruto de convênio entre a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e a Editora Fórum, a qual oferta gratuitamente mais de 3 mil títulos para estudantes, servidores da Uespi e gestores estaduais.

 

Vale destacar ainda a inauguração do Matadouro Público de Esperantina; da 2ª Companhia do 20º Batalhão do Comando de Policiamento do Semiárido em Simões; o lançamento da Ópera Serra da Capivara; participação do 3º Festival do Peixe; da 42ª ExpoCorrente e da programação festiva de aniversário de Pimenteiras e da Semana da Juventude em Ipiranga.

 

Além das agendas externas, Margarete recebeu prefeitos e lideranças no gabinete, esteve reunida com representantes dos movimentos sociais, entidades e órgãos para rearticular a Câmara Técnica Estadual de Monitoramento do Pacto de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e sancionou a lei de criação do Conselho Estadual de Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTT).

Acesse Piauí

Comentários