Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Notícias /

Política

20/09/2017 - 08h47

Compartilhe

20/09/2017 - 08h47

Elmano Férrer defende medidas preventivas contra o suicídio

O senador falou da passagem do Setembro Amarelo e os dados alarmantes de casos.

 Acesse Piauí

 

Em discurso nesta terça-feira (19), o senador Elmano Férrer (PMDB-PI) ressaltou a necessidade de adoção de ações de saúde na prevenção ao suicídio. O senador lembrou a passagem do Setembro Amarelo, período em que as discussões sobre a problemática são mais densas, e destacou a importância de desmistificar o tema, por meio de debates, e de políticas públicas adequadas.

 

Durante pronunciamento, o parlamentar afirmou que é grande a perspectiva de bons resultados a partir de medidas protetivas. Elmano apresentou dados da Associação Brasileira de Psiquiatria, que 90% dos casos potenciais de suicídios têm como ser evitados, principalmente porque ocorrem em contexto transitório de transtornos mentais ou depressão.

 

No Brasil, 32 pessoas cometem suicídio por dia, o país ocupa oitava posição em contexto mundial, segundo a Organização Mundial de Saúde. Os jovens merecem atenção especial, uma vez que a taxa é maior entre pessoas de 15 a 29 anos, sendo a segunda principal causa de morte de pessoas nessa faixa etária, ficando atrás apenas dos acidentes de trânsito.  

 

“Infelizmente, para nós, o Piauí contabilizou mais casos do que a média brasileira. Entre 2010 e 2014, atingiu 7,6 suicídios por 100 mil habitantes. Apenas em 2016, foram 172 suicídios no Estado, realidade que levou as autoridades a estabelecer um Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio”, afirmou Elmano Férrer.

 

O senador disse ainda que o Senado Federal aprovou recentemente a criação da Semana Nacional de Prevenção ao Suicídio e da Valorização da Vida, evento que será realizado a cada ano na semana do dia 10 de setembro, que é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

 

“O Setembro Amarelo nos proporciona adensar a discussão, sobretudo compartilhar iniciativas bem-sucedidas de proteção psicológica. Apoiamos as medidas protetivas na certeza de que o esforço para trazer à tona este tema ajudará a romper o silêncio que cerca o suicídio”, disse o senador Elmano. 

Acesse Piauí

Comentários