Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Notícias /

Economia

14/08/2017 - 10h11

Compartilhe

14/08/2017 - 10h11

Festival vai reunir produtores de cajuína em Teresina

O evento se propõe a destacar o valor da bebida tipicamente piauiense.

 Acesse Piauí

 

O Festival da Cajuína acontecerá entre os dias 24 e 26 de agosto. O evento, que ocorrerá no Riverside Shopping, terá oficinas, palestras, exposições e shows.

 

“O Festival da Cajuína está em sua quinta edição e a cada ano buscamos montar uma programação com capacitações de alta qualidade técnica e que contribuam para a agregação de novos conhecimentos. Para este ano, realizaremos consultorias sobre a cajuína de forma mais intensa junto aos produtores”, destaca Lenildo Lima, presidente da Cooperativa dos Produtores de Cajuína do Piauí, Cajuespi, entidade que realiza o festival.

 

Ainda segundo Lima, o evento contará com a presença de caravanas de produtores dos municípios de Altos, Valença, Canavieira, José de Freitas, Campo Maior, Antônio Almeida entre outras cidades do Piauí.

 

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, realizará uma série de capacitações durante o Festival.  Acontecerão as oficinas de Licor de Caju, de Produção de Mudas de Caju e da Culinária de Caju, além disso, haverá palestra e debates.

 

“O Sebrae já atua na cadeia da cajucultura promovendo cursos, consultorias e outras ações para fortalecer esse segmento no Estado e fomentar a melhoria da gestão e da produtividade dos cajucultores e produtores da cajuína. O Festival reunirá em um só lugar diversas informações que contribuirão para a divulgação da bebida e possibilidade de geração de negócios”, destaca a gerente da Unidade Estadual de Agronegócio do Sebrae no Piauí, Geórgia Pádua.

 

Outras entidades também realizarão oficinas e palestras sobre perspectivas da cajucultura; normatização para os produtos de caju; exigências para o registro da cajuína e outros assuntos. Um dos assuntos que será tratado durante a programação do evento é a produção de cajuína sem o uso da gelatina, que será proferida pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, Fernando Abreu.

 

Ainda como parte da programação haverá apresentações artísticas, escolha da garota cajuína, sorteio de um kit de irrigação para produtores e escolha da melhor cajuína.

 

Doces de caju, castanhas, pratos feitos a base de caju entre outras iguarias também serão apresentadas durante a realização do evento.

 

 

Acesse Piauí

Comentários