Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 15 de maio de 2024
Municípios /

Bom Jesus

Bom Jesus

acessepiaui@hotmail.com

15/10/2013 - 08h40

Compartilhe

Bom Jesus

acessepiaui@hotmail.com

15/10/2013 - 08h40

Bom Jesus elegerá prioridades para o Plano de Desenvolvimento

0

 0

A elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável (PDES) vai ouvir a população da Chapada das Mangabeiras quais são as prioridades e vocações econômicas que deverão ser incorporadas ao documento que vai identificar as estratégias para consolidar o desenvolvimento do Piauí para o ano de 2050. Bom Jesus será a sede do debate, que ocorrerá nesta quinta-feira (17), no auditório do campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Conduzido pela Secretaria do Planejamento (Seplan), o PDES é feito em duas frentes: com uma equipe multidisciplinar que estuda e levanta as potencialidades do Estado e em audiências para ouvir, da sociedade civil organizada, autoridades públicas, empresários e cidadãos, quais atividades podem ser apontadas como prioritárias do estado.

Na realização do Fórum Piauí 2050, em Bom Jesus, o agronegócio, segmento estratégico daquele território, será aprofundado, observando os gargalos e oportunidades reais para incrementar a economia da região e do Estado.

De acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja), Moysés Bajurd, o PDES é esperado com muita expectativa pelos produtores, já que é um norte para investimentos. “Nós, que integramos a Aprosoja, aguardamos o Plano com muita ansiedade, sendo importante não somente para nós, que já investimos, mas também para produtores nacionais, que veem nos Cerrados como um campo estratégico e rentável para o agronegócio”.

Piripiri será a sede do Fórum no Território dos Cocais, que ocorrerá no dia 24 de outubro, informou o secretário Cezar Fortes, que antecipa a realização da primeira prévia do PDES, ao fim de novembro. “Já teremos uma parcial das prioridades apontadas no seminário realizado no mês setembro em Teresina, com especialistas apontando que segmentos poderão ser mais promissores para os próximos 40 anos para o Piauí”.

Comentários