Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 13 de maio de 2024
Municípios /

Bom Jesus

Bom Jesus

acessepiaui@hotmail.com

08/09/2014 - 15h26

Compartilhe

Bom Jesus

acessepiaui@hotmail.com

08/09/2014 - 15h26

UFPI desenvolve pesquisa de controle biológico de lagarta

Ela causa prejuízos, principalmente, às lavouras de milho, soja e algodão.

 

Um trabalho desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE) em Bom Jesus, estuda o controle de Helicoverpa armigera, lagarta identificada recentemente que tem surpreendido produtores, pesquisadores piauienses e autoridades fitossanitárias pelo seu poder de destruição. Ela causa prejuízos, principalmente, às lavouras de milho, soja e algodão.

A fase de lagarta da espécie armigera ataca preferencialmente as partes de frutificação das plantas, podendo também se alimentar de partes vegetativas, como folhas e hastes. A Helicoverpa armigera tem alto grau de polifagia (se alimenta de várias espécies e diferentes partes da planta); ataca várias espécies agrícolas e hospedeiros selvagens.

Além disso, a alimentação mais rápida que outras pragas, a alta capacidade de adaptação a diferentes ambientes, climas e sistemas de cultivo, a elevada capacidade de reprodução e sobrevivência e o potencial de desenvolvimento de resistência a inseticidas fazem com que o poder de destruição da lagarta seja grande. Sendo assim, a dose de produtos necessários para o seu controle é maior em comparação com outras, o que torna o controle mais difícil.

O grupo que vem pesquisando a Helicoverpa spp. na UFPI é formado pelos professores Luciana Barboza Silva, Alexandre Farias da Silva, Catarina de Bortoli Munhae, Ma. Kellen Maggioni, pelos estudantes de mestrado Eliane Carneiro, Gabriel dos Santos Carvalho, Glauciany Soares Lopes e Vilmar Bueno dos Santos e por alunos de Agronomia do Campus de Bom Jesus. Com os títulos "Resistência de Helicoverpa spp. (Lepidoptera: Noctuidae) a inseticidas: levantamento, magnitude e mecanismos" e "Uso de parasitoides de ovos para o controle de Helicoverpa spp.", a pesquisa contempla testes de eficiência com inseticidas, experiências com extratos vegetais e utilização de controle biológico.

Do Liberdade News

Comentários