Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 19 de maio de 2024
Colunas /

Dom Inocêncio

contato@acessepiaui.com.br

17/02/2016 - 22h51

Compartilhe

Dom Inocêncio

contato@acessepiaui.com.br

17/02/2016 - 22h51

Benfeitor da Fundação Ruralista morre aos 77 anos em São Paulo

Ex-presidente do CNPq e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) dá nome a um pavilhão na entidade.

 

José Dion possibilitou inúmeras ajudas após conhecer a história do Pe. Lira (Foto: Luiz Barata)

 

Um dos mais importantes benfeitores da Fundação Ruralista, entidade que se tornou conhecida no país pelas ações sociais e educacionais em Dom Inocêncio, no sertão do Piauí, morreu no dia 6 de fevereiro em São Paulo. José Dion de Melo Teles, 77 anos, dá nome a um dos pavilhões localizados na Fundação. Ele lutava contra um câncer.

 

Na década de 1970, após ler o livro “Um Homem contra a Seca” e ficar encantado com a luta empreendida pelo Padre Lira através da Fundação Ruralista, o engenheiro eletrônico conseguiu inestimáveis benefícios para a entidade. Na época, José Dion era presidente do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), atual Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, mas cuja sigla se manteve.

 

Em publicação escrita em 2001, o Padre Lira destacou as relevantes e contínuas ajudas enviadas para a Fundação através de José Dion de Melo Teles. De acordo com o sacerdote, que morreu em setembro do ano passado aos 96 anos, o engenheiro foi imprescindível para a entidade durante a terrível seca de 1976.

 

"Suas grandes doações, na seca de 1976, foram nosso maior sustentáculo na manutenção das frentes de serviço. Também foi ele, já como presidente do CNPq, o idealizador do grande projeto de Desenvolvimento da Educação Rural, em 1978, de parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Sudene e Fundação Ruralista, o qual trouxe para a região relevantes melhoramentos", diz a publicação.

 

Além de viabilizar os benefícios para a Fundação, José Dion também conquistou diversos outros benfeitores que se tornaram amigos e entraram para a histórica galeria de colaboradores da entidade. Padre Lira visitou José Dion por diversas vezes no Rio de Janeiro e em Brasília.

 

Dion era considerado um dos maiores nomes da ciência brasileira na área da tecnologia da informação. Durante sua trajetória científica, recebeu diversos prêmios e condecorações nacionais e internacionais. O benfeitor era piauiense de nascimento, mas deixou o estado ainda jovem.

 

Leia também:
Padre Lira: um herói que amou o sertão
Padre Lira ganhará memorial na Fundação Ruralista

Missa de sétimo dia do Pe. Lira reúne 3 mil pessoas em Dom Inocêncio

 

 

Dom Inocêncio

Comentários