Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 06 de maio de 2024
Colunas /

Dom Inocêncio

contato@acessepiaui.com.br

01/07/2016 - 16h02

Compartilhe

Dom Inocêncio

contato@acessepiaui.com.br

01/07/2016 - 16h02

A guerra dos almoços em Dom Inocêncio

Eventos nas casas dos dois pré-candidatos a prefeito da cidade são servidos anualmente na mesma data.

 

 

Neste sábado (2) teremos o primeiro round da disputa eleitoral em Dom Inocêncio. Trata-se da "guerra dos almoços". Os dois pré-candidatos a prefeito da cidade, Nenê (PSDB) e Virgínia (PP), servirão os já tradicionais almoços para amigos e correligionários em suas residências. A comilança acontece todos os anos nesta mesma data em virtude dos festejos da cidade. Os almoços já são uma espécie de medição de força entre as duas lideranças e como estamos em ano eleitoral, a chapa deve ficar ainda mais quente.

 

De olho no prato
Os almoços acontecem próximos e a presença neles é percebida pelo olhar arregalado de alguns aliados de cada grupo. Se fulano for visto almoçando na casa da esquina às custas de Virgínia, logo o comentário corre no grupo da casa grande. "Fulano estava lá no almoço da Virgínia", afiam as línguas dos adversários. Se o ciclano for visto fazendo uma boquinha na casa do prefeito, corre a notícia nos buchichos da oposição.

 

Onde ir comer?
Não era para ser assim, mas a presença em algum dos almoços é vista por muitos em Dom Inocêncio como um primeiro indício de como o indivíduo deve votar em outubro. Alguns indecisos preferem até não ir a nenhum dos banquetes para não darem margem aos comentários. Existe também aqueles que comem na casa de Virgínia e depois fazem um "complemento" na casa do prefeito. Aí a incerteza continua...

 

Sem crise, só fartura
A satisfação de cada um dos anfitriões em receber os inocentinos em sua casa é tão grande que talvez nenhum deles reclame do preço do feijão. O importante mesmo é a notícia de que tinha "muita gente no almoço" correr no dia seguinte. Na casa da esquina, Virgínia costuma receber deputados aliados para reforçar o evento. Deputados ligados ao prefeito também dão “sustância” ao evento dos tucanos.

 

Política é o assunto
Muitos moradores vão somente comer e prestigiar o dono da casa, mas em cada grupo tem aquelas turmas dos comentários e da politicagem. Nem fazem a digestão direito, pois o assunto durante a refeição é tão somente a eleição que se aproxima. Tem até aqueles que passam na frente do almoço adversário só para observar o movimento e comentar na outra casa. A sorte é que o Samu fica ali perto, pois se alguém se engasgar na hora das fofocas, o socorro certamente chegará rápido.

Dom Inocêncio

Comentários