Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 29 de abril de 2024
Municípios /

Uruçuí

Uruçuí

acessepiaui@hotmail.com

07/02/2021 - 11h20

Compartilhe

Uruçuí

acessepiaui@hotmail.com

07/02/2021 - 11h20

Uespi realiza projeto de purificação da água com sementes de Moringa

A iniciativa faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação -PIBITI.

 

Professores e alunos do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Piauí, Campus Uruçuí, desenvolvem um Projeto de Limpeza de água com sementes de Moringa. A iniciativa faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação -PIBITI.

Desde de agosto de 2020, o Professor Francisco Leonardo, coordenador do curso no campus e orientador da proposta, juntamente com outros quatro docentes colaboradores e seis alunos – sendo um bolsista -, executam o processo de purificação da água do Rio Parnaíba em laboratório utilizando as sementes de Moringa.

“Nós coletamos a água suja do rio e adicionamos diferentes quantidades da semente moída, depois de 24 horas observamos como ficou”, explicou o professor Francisco Leonardo sobre o processo inicial. Além disso, o líquido analisado ainda passar pelas etapas de decantação, quantificação e filtração.
Para Isaltino Pereira Lopes, bolsista do projeto e aluno do 5º período do curso, esse é seu primeiro contato com a pesquisa científica. “O projeto está sendo uma experiência muito boa e os resultados são muito promissores. Essa pesquisa é como um estímulo para que eu possa estudar e aprender mais sobre a área”, contou o discente.

O coordenador da proposta ainda ressalta que para concluir o trabalho, o procedimento terá que se repetir e análises químicas deverão ser realizadas. A pesquisa que integra o edital PIBIC/PIBITI será apresentada no evento científico deste ano.


 

Comentários