Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 28 de abril de 2024
Municípios /

Cajueiro da Praia

Cajueiro da Praia

acessepiaui@hotmail.com

19/04/2022 - 08h16

Compartilhe

Cajueiro da Praia

acessepiaui@hotmail.com

19/04/2022 - 08h16

Obras da adutora do litoral avançam em Cajueiro da Praia

Segundo o Idepi, estão em andamento a construção de mais três reservatórios e a implantação da rede de distribuição hídrica na sede de Cajueiro da Praia e nos povoados Barrinha e Barra Grande.

 

Depois de duas inaugurações parciais ocorridas no mês de março, a adutora do litoral segue com suas obras em andamento e em ritmo satisfatório, com previsão de inauguração de mais uma etapa em junho, segundo informa o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), órgão responsável pela execução dos serviços. “Nesta terceira etapa, cuja inauguração está prevista para acontecer em junho, serão beneficiadas as comunidades Sobradinho, Mexiriqueira, Carapebas e Camurupim”, afirma o diretor-geral do órgão, Leonardo Sobral.

De acordo com Sobral, no momento, as obras ocorrem em Cajueiro da Praia, onde está em andamento a construção de três reservatórios e a implantação da rede de distribuição hídrica na sede do município e nos povoados Barrinha e Barra Grande. Simultaneamente, ocorre também a execução da segunda estação elevatória que será responsável pelo bombeamento, a partir de Camurupim com destino ao município de Cajueiro da Praia, para alimentar os reservatórios de água, cuja capacidade total é de 900 mil litros.

O diretor-geral do Idepi destaca ainda que a situação física atual de todo o sistema adutor é de cerca de 80% de obras executadas, o que permitiu que parte do sistema entrasse em operação, beneficiando as comunidades de Carnaubal, Barramares, Arrombado, Macapá e Maramar, todas localizadas no município de Luís Correia, que já contam com água tratada e pronta para o consumo diretamente nas torneiras de residências e comércio.

 

Sobre a adutora do litoral

Com investimentos da ordem de R$ 70 milhões, a adutora do litoral é considerada uma das obras hídricas mais importantes para a população do Norte do Estado, sendo responsável pelo abastecimento de água nos municípios litorâneos de Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande, beneficiando cerca de 200 mil habitantes.

De acordo com o projeto, todo o sistema adutor possui cerca de 82,44 km de extensão da tubulação principal, além de quatro estações elevatórias, 14 unidades de reservatórios e uma unidade reservatório pulmão, localizada no bairro Pindorama, em Parnaíba, com capacidade de 3.540m³ de água.

Depois de concluída, a adutora do litoral representará um acréscimo de mais de seis milhões de litros cúbicos de água ao sistema de abastecimento hídrico. O projeto também inclui a implantação de uma rede de distribuição de água com mais de 115 mil metros de extensão, possibilitando que sejam feitas mais de quatro mil e trezentas ligações domiciliares externas. De acordo com o Idepi, em setembro de 2022, a obra estará totalmente concluída.

Comentários