Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 27 de abril de 2024
Municípios /

Morro do Chapéu

Morro do Chapéu

13/07/2012 - 11h05

Compartilhe

Morro do Chapéu

13/07/2012 - 11h05

Defesa Civil reconhece situação de emergência no município

0

 0

Até o início da semana, o Piauí tinha 127 municípios com decretos de situação de emergência reconhecidos pela secretaria nacional de Defesa Civil, por conta da estiagem que assola o Estado, o que representava 56,6% dos municípios piauienses. Mas o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11), uma Portaria de reconhecendo a situação de emergência em mais 28 municípios piauienses.

A Portaria Nº 246, de 10 de julho de 2012 reconhece a situação de emergência de Morro do Chapéu e de mais 27 municípios. Ao todo o Piauí chega a 155 municípios com situação de emergência reconhecidos, por conta da seca, o que representa que mais de 69% das cidades do Estado.

Como forma tentar amenizar a situação dos municípios do estado que sofrem com a seca, a Associação Piauiense de Municípios (APPM) participou essa semana, através de representante, de uma reunião com a Comissão Contra a Seca no Piauí e outros órgãos diretamente relacionados à convivência com a seca (FETAG-PI, CPRM , Idepi e Defesa Civil).

Durante a reunião foram debatidas estratégias de combate ao fenômeno, como a viabilização do abastecimento de água nas regiões mais atingidas. De acordo com a comissão, as principais dificuldades encontradas no Estado são o abastecimento de água com carros pipas e a grande quantidade de poços abandonados.

Segundo levantamento realizado pelo Serviço Geológico do Brasil, 11.021 poços estão desativados no Estado, o que prejudica o abastecimento de regiões mais afetadas. O Governo Federal já entrou com uma contrapartida de 15 milhões para a manutenção dos poços, porém a maioria não dispõe de ficha técnica.

Cerca de 120 carros pipas estão abastecendo os municípios mais afetados, porém o número ainda é insuficiente. Para analisar a situação, a comissão visita durante toda essa quarta-feira, as regiões em que esse tipo de abastecimento é mais solicitado. Com informações da APPM.

Comentários