Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 18 de maio de 2024
Colunas /

Ana Regina Rêgo

Ana Regina Rêgo

anareginarego@gmail.com

21/01/2021 - 11h21

Compartilhe

Ana Regina Rêgo

anareginarego@gmail.com

21/01/2021 - 11h21

​Tempo e Memória

 

 

Na próxima semana, precisamente no dia 27 de janeiro, vamos realizar um evento de divulgação do livro Tempo & Memória: interfaces entres os campos da Comunicação e da História. 

Trata-se de uma obra coletiva construída a muitas mãos e através de redes de pesquisa que construímos e participamos em nível nacional e internacional e que carregam em si, características fundamentais, que ultrapassam os interesses finais dos pesquisadores, e que consistem  nas trocas e na afetividade que impulsionam os encontros promissores dos quais resultam obras que podem beneficiar a sociedade de nosso tempo, pois olhamos o passado a partir  de nosso lugar no presente, mas respeitando cada contextualidade e cada temporalidade.

Ao nomearmos o livro, que tem o patrocínio da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, através da Lei A. Tito Filho, de Tempo e Memória, colocamos o foco em dois fenômenos que embora nem sempre percebidos com a devida importância, permanecem onipresentes em nossas vidas individualmente e coletivamente.

O Tempo é talvez o único fenômeno que dentro da mitologia grega possui três deuses para representá-lo, Cronos, o titã, pai de Zeus, o Deus que a tudo devora, mitode onde se origina a visão de um tempo cronológico, físico, movido pelo movimento dos astros. O tempo não para. Aión, o deus da eternidade, o infinito e Kairós, o deus do evento, da oportunidade, do acontecimento.

Vale destacar que essas denominações são mutantes na mitologia, na filosofia, na teologia, na história, na sociologia e podem ter conceituações diferentes e interpretações distintas conforme seu tempo e  lugar, portanto, os exemplos aqui mencionados servem tão somente, para vislumbrarmos a importância do Tempo em nossas vidas. 

E o Tempo é irmão da Memória, Mnemosyne, uma titânide, tia e uma das esposas de Zeus, com quem tem teve nove filhas, as musas da memória, dentre elas, Clio, a História. Tempo e Memória, portanto, estão intimamente interligados à História, a experiência, mas também ao futuro e a expectativa de uma história por fazer. 

É, portanto, nesse cenário de íntima relação que procuramos observar, interpretar e debater diversos eventos em contextos distintos que nos possibilitam uma visada esclarecedora sobre os fenômenos que não apenas nos rodeiam, mas nos possuem: Tempo e Memória. 
O livro é composto de três partes, cujos textos dialogam,inicialmente, em uma perspectiva transnacional abordandodistintos eventos e fenômenos no Brasil e na Europa, principalmente. A segunda parte do livro compõe-se decapítulos com abordagens que se voltam para múltiplos olhares sobre a história desde o passado ao presente. A terceira e última parte, congrega seis textos que tem como foco o tempo e a historicidade no campo na comunicação.

O livro tem a participação de Roger Chartier (França), Rui Cádima (Portugal), Cristina Perales-Garcia (Barcelona-Espanha), José Carlos Rueda Laffond (Madri-Espanha),Rita Luis (Espanha), Alberto Pena (Vigo-Espanha),Marialva Barbosa (UFRJ), Ana Paula Goulart (UFRJ), Vinicius Ferreira (UFRJ), Antonio Hohlfeldt (PUC-RS), Ranielle Leal (PUC-RS), Igor Sacramento (Fiocruz-RJ), Allan Santos (Fiocruz-RJ), Bruno Leal (UFMG), Carlos Alberto Carvalho (UFMG), Phellipy Jácome (UFMG), Ana Regina Rêgo (UFPI), Teresinha Queiroz (UFPI), Jarbas Avelino ( UFPI), Edwar Castelo Branco ( UFPI), Ronyere Ferreira (UFPI), Socorro Magalhães (UESPI), Claudia Fontinelle ( UFPI), Marília Queiroz (UFPI), João Benvindo (UFPI), Laura Lenne (UFPI), Elizangela Cardoso (UFPI), Nathércia Vasconcelos (UFPI), Nilsângela Cardoso (UFPI), Pedro Vilarinho e TalytaMarjorie  Nepomuceno também da UFPI.
 
O historiador francês, Roger Chartier da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris (EHESS-Paris) abre o livro dissertando sobre a aceleração temporal e o esquecimento nas perspectivas da história, da ficção e das experiências. Sua preocupação inicial se volta para a questão da aceleração do tempo histórico e o apagamento da memória nas sociedades contemporâneas.

Enquanto, que os pesquisadores da UFRJ, Ana Paula Goulart e Vinicius Ferreira, encerram o livro com um sensível capítulo sobre o tempo da vida e as relações com o passado, enfocando a nostalgia no cinema queer. 

Ao todo são 20 capítulos que permitem ao leitor fazer seu próprio percurso de leitura conforme seus focos de interesse.  

O livro está à venda no site da EdiPUCRS. A versão digital do livro já está disponível na Amazon, Google Books, Apple Books, Saraiva, Cultura, Kobo entre outras. O livro também estará disponível na versão impressa nas lojas Amazon, Estante Virtual, Submarino, Mercado Livre e Shop Time.
 
 
SERVIÇO: 
Evento de Lançamento: 27 jan 2021
Horário: 14h30
Local: Canal do Projeto Memória da Comunicação Piauiense no YouTube ( SE INSCREVA EM NOSSO CANAL) 
Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UCn-D5cHsMVFG_rkHH4CHAWw

Comentários