Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 02 de maio de 2024
Colunas /

Redação

Redação

acessepiaui@hotmail.com

28/03/2022 - 07h58

Compartilhe

Redação

acessepiaui@hotmail.com

28/03/2022 - 07h58

Ainda é cedo para dispensar máscaras nas escolas

 

Representantes de algumas das principais sociedades médicas do Brasil afirmam que o fim da exigência do uso de máscara facial para professores e alunos nas escolas é uma medida precipitada. Especialistas de pediatria, imunização, infectologia e saúde coletiva sustentam que o ambiente é mais vulnerável à propagação da Covid-19 em virtude da baixa cobertura vacinal infantil.

Ao menos 20 capitais e o Distrito Federal já dispensaram o uso de máscaras em ambientes abertos, sendo que oito capitais flexibilizaram também em fechados. No Piauí, o governo estadual flexibilizou o uso de máscaras em locais abertos. Já a Prefeitura de de Teresina revogou o uso de máscaras em ambientes fechados a partir desta segunda, 28 de março.  

A flexibilização do uso de máscaras em locais fechados contrasta com um cenário em que apenas metade do público infantil de 5 a 11 anos tinha recebido a primeira dose do imunizante até a última sexta-feira, 26/03, e somente 12,4% nesta faixa etária já têm esquema vacinal completo.

Para a médica sanitarista Rosana Onocko, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e professora da Unicamp, a liberação aumenta o risco de exposição de crianças não vacinadas e suas famílias.

"Não custa nada ter um pouco mais de cautela. Alguns pais estão com medo de vacinar os seus filhos e crianças muito pequenas ainda nem podem receber a imunização", ressalta.

Comentários