Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 04 de maio de 2024
Colunas /

Rogério Holanda

rogerioholandaufpi@gmail.com

24/11/2015 - 16h43

Compartilhe

Rogério Holanda

rogerioholandaufpi@gmail.com

24/11/2015 - 16h43

Prefeitos fazem lobismo contra transparência de gastos públicos

 

Um grupo de prefeitos foi a Assembleia Legislativa do Piauí nesta terça-feira (24) fazer lobismo com o objetivo de modificar a lei que obriga os municípios  realizar a atualização, em tempo real, das prestações de contas junto ao Tribunal de Constas do Estado (TCE). Os gestores apontam a má qualidade da intenet no interior do estado como a principal barreira no cumprimento da Lei da Transparência. Esse pleito soa estranho, pois propõe enterrar os avanços conquistados pelo nosso país nos últimos anos no tocante a transparência dos órgãos públicos.

 

Uma luta mais séria e republicana seria cobrar a melhoria da internet nos municípios, em vez de pedir a revogação de leis que garantem aos cidadãos o acompanhamento dos gastos com dinheiro público. Não se sabe com detalhes o que os parlamentares garantiram aos lobistas durante reunião na sala da presidência, mas custa acreditar que eles vão atuar contra os interesses da sociedade.

 

Dinheiro público é gerido às escuras no Piauí

 

A Controladoria-Geral da União (CGU) apresentou na última sexta-feira (20), o resultado da segunda edição da Escala Brasil Transparente (EBT).  Os dados relacionados ao Piauí são assustadores, de causar indignação.   Pasmem, 95% dos municípios analisados (veja aqui a lista completa) tiraram nota zero em transparência.

 

 

Rogério Holanda

Comentários