Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 19 de maio de 2024
Colunas /

Deusval Lacerda

deusvallacerda@bol.com.br

14/03/2016 - 12h22

Compartilhe

Deusval Lacerda

deusvallacerda@bol.com.br

14/03/2016 - 12h22

Festival das Águas de Luzilândia

 

Ocorreu entre os dias 10 e 12 do corrente mês o I Festival das Águas na cidade de Luzilândia-PI. Foi acontecimento histórico tendo em vista as mudanças que o Planeta vem sofrendo nos últimos tempos com a variação e consequente precarização do meio ambiente, ecossistema e recursos hídricos.

 

Foi iniciativa pioneira articulada pela arrojada deputada e secretária de Infraestrutura Janaínna Marques, com a decisiva contribuição da Secretaria de Estado da Cultura, através do valoroso deputado Fábio Novo, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAR), da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), do Governo do Estado, entre outros órgãos.

 

Sabe-se, entretanto, que o município de Luzilândia é banhado pelo Rio Parnaíba, Lagos e Lagoas – destacando-se a Lagoa do Cajueiro. Portanto, nada mais salutar e demonstração de elevado nível de responsabilidade e diligência pública a abordagem de temas para reflexão e propostas para inteirarem-se dos problemas e potencialidades do setor. Além da visão, consciência coletiva, zelo com a coisa pública e preocupação com o destino da humanidade.

 

O governador Wellington Dias cumpriu extensa agenda na região nos dias 11 e 12 da realização do Festival. Participou de inaugurações de obras executadas e visitou o assentamento Palmares em Luzilândia, atendeu reivindicações das autoridades públicas nas áreas da educação e infraestrutura urbana e rural dos municípios Morro do Chapéu, São João do Arraial, Joca Marques e Joaquim Pires, visando aprimorar os serviços públicos e condições de vida das respectivas populações.

 

Em Joca Marques, especificamente, o governador e comitiva (secretária da educação Rejane Dias etc.) foram recebidos pelo prefeito Onofre Franco (PTB), o presidente da Câmara Municipal, vereador petebista Edilberto Marques Filho (Betão), e demais lideranças políticas, ocasião em que foi apresentado diagnóstico do município e, concomitantemente, solicitado apoio do Governo do Estado que, de pronto, deliberou sobre pleitos urgentemente necessários em benefício da comunidade.

 

Convém destacar a participação popular no I Festival das Águas de Luzilândia que, pela boa impressão e perspectivas, será duradouro. Na parte festiva, houve atrações artísticas e musicais que chamou muita gente das outras cidades da região, bem como do vizinho estado do Maranhão, com apresentação de cantores consagrados como Zeza, Dorgival Dantas e a diva Elba Ramalho. Como também a valorização dos artistas piauienses e locais que fizeram shows magníficos.

 

Por tudo isso, o I Festival das Águas de Luzilândia foi um estrondoso sucesso. Agora, já faz parte do calendário de eventos do Estado com vistas à incrementação da cultura, debates nas áreas para o desenvolvimento econômico e a integração do universo artístico-político-social piauiense pelo Governo do Estado. Idealizadores, organizadores, promotores e participantes estão vitoriosos pela realização do Festival das Águas e, de modo especial, a intrépida luzilandense Janaínna Marques.     

 

Deusval Lacerda é economista    

   

  

   

Deusval Lacerda

Comentários