Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 29 de abril de 2024
Colunas /

Nícolas Barbosa

nicolasnunesbarbosa@gmail.com

16/08/2016 - 11h19

Compartilhe

Nícolas Barbosa

nicolasnunesbarbosa@gmail.com

16/08/2016 - 11h19

5 atrações obrigatórias para conhecer e apresentar Teresina

Dicas sobre a cidade que completa hoje 164 anos

Vista do mirante da Ponte Estaiada

 Vista do mirante da Ponte Estaiada

Hoje Teresina completa 164 anos e o blog lança uma seção especial que se chama #IssoéTeresina. O objetivo é mostrar para os teresinenses e para os visitantes que a capital oferece atrativos turísticos de lazer que podem ser aproveitados. Para esse primeiro texto a intenção é um guia básico. São 5 pontos que se você está recebendo alguém ou está visitando Teresina são obrigatórios para dizer que apresentou ou que visitou a cidade.

 

Poty Velho

 

 

Canoas perto do restaurante Pesqueirinho

 

Nem só de Encontro dos Rios vive o Poty Velho. O artesanato e a história da cidade estão presentes no bairro. Antes de Teresina nascer, o local já existia, o que faz de sua pequena e simples igreja a mais antiga da região. Ela é muito simples, mas muito bonita e arrumada.

 

O artesanato em cerâmica é outro ponto obrigatório. Nas lojinhas da Cooperart é possível comprar peças artesanais de alta qualidade por preços justos e acessíveis. São obras bem feitas e executadas através de métodos que são passados por famílias e aprimorados através de treinamentos promovidos pelas empresas parceiras.

 

O Centro de Teresina além do tradicional

 

Para apreciar a natureza o indicado é o tradicional Parque Encontro dos Rios. Além do tradicional cruzamento do Rio Poty com o Rio Parnaíba, este que é o maior rio totalmente nordestino. O local oferece uma pequena trilha com vegetação natural. Almoçar ou ir no final da tarde no restaurante Flutuante é uma dica que ajuda a aproveitar o passeio. Bem próximo ao local fica o tradicional restaurante Pesqueirinho que tem vista para o Rio Poty.

 

Ponte Estaiada

 

 

O maior cartão postal de Teresina. Com iluminação muito bela e um mirante com 95 metros de altura trata-se de mais um ponto obrigatório. A entrada custa apenas 3 reais e o espetáculo já começa na subida do elevador, quando a vista da cidade se mistura com os estaios da ponte. De cima é possível avistar todas as 3 zonas de Teresina e a vizinha Timon.  O mirante é climatizado e tem mapas que apresentam os pontos observados na vista. Algumas exposições são feitas no local.

 

Parques

 

 

Foto: Myrceia Santiago

Zoobotânico agora tem estrutura para tirolesa.

 

Há pouco tempo, Teresina se encheu de parques. Locais em que podem ser praticados esportes mas também pode-se preencher o tempo com uma caminhada ou um lanche na grama. Além de uma restruturação nos tradicionais Zoobotânico e Potycabana, foram construídos o Parque Lagoas do Norte e o Parque da Cidadania e em breve espera-se uma remodelagem do Parque da Cidade.

 

Intercambistas passam suas impressões sobre Teresina

 

Cada um desses locais tem sua especificidade. O Zoobotânico, além de conter o zoológico, fica na margem do Rio Poty e em sua estrutura existem lagoas naturais em que se pode conviver com a biodiversidade natural teresinense. É ideal para as crianças, que podem praticar arvorismo e tirolesa. Para quem gosta de patins, trekking e ciclismo existem trilhas e pontos para a prática.

 

O mais bem localizado e mais novo é o Parque da Cidadania. Bem próximo a um dos principais cruzamentos da cidade, entre a Avenida Frei Serafim e a Avenida Miguel Rosa, o local também guarda parte do patrimônio arquitetônico histórico ferroviário do Piauí. Estruturas do antigo pátio de manobras da ferrovia que passa por Teresina abrigam hoje o Museu de Arte Santeira e um espaço aonde obras artísticas de pacientes de um hospital psiquiátrico são expostas.

 

Polo Gastronômico – Zona Leste

 

Teresina tem uma culinária que se aprimora a cada dia. A mistura de pratos locais tradicionais com a cozinha internacional e o requinte de alguns estabelecimentos tornaram os restaurantes pontos obrigatórios. O Piauí é reconhecido pelos especialistas por fornecer grandes cozinheiros nos grandes centros do país. Muitos desses voltaram ao estado e estão ajudando a melhorar a qualidade dos restaurantes locais.

 

As tradicionais churrascarias também têm suas variantes regionais. Além de preparos diferenciados na carne de sol e na galinha caipira, os acompanhamentos também ganham em sabor. O arroz de carneiro é um grande sucesso.

 

Para você conseguir selecionar o lugar que mais se adequa ao seu gosto e seu bolso, o indicado é baixar o aplicativo Blitz. Além de separar os restaurantes por especialidade, ele fornece dicas de promoções.

 

Centro da cidade

 

 

Igreja São Benedito e seus vitrais

 

Quem não conhece o centro histórico de uma cidade não pode dizer que passou por ela. Em Teresina não seria diferente. O fato de ser uma capital sertaneja faz que Teresina não tenha prédios históricos suntuosos. Mas, as marcas históricas do povo do sertão estão em nosso centro. Nas igrejas, nos prédios públicos e nos particulares estão presentes a simplicidade em conjunto com a busca de aspectos modernos.

 

3 mitos sobre Parnaíba para você deixar de lado quando for ao litoral

 

No centro da cidade estão as igrejas matriz (Nossa Senhora do Amparo), a catedral da cidade (Nossa Senhora das Dores) e a que marcou historicamente os rumos de Teresina (São Benedito). Todas construções do século XIX e que se ergueram pela união da sociedade em torno de sua construção. Não tem um padrão arquitetônico rebuscado, mas guardam a mistura de simplicidade e pretenciosismo do sertanejo.

 

Prédios históricos como o Troca-Troca e o complexo arquitetônico da Praça da Bandeira mantem viva a história de uma cidade que viveu muito tempo voltada para o Rio Parnaíba. O Velho Monge, como é carinhosamente conhecido o rio, era o principal meio de vida para diversos moradores da cidade e foi eternizado na literatura em verso e prosa. Os antigos armazéns e a atmosfera portuária sertaneja fazem parte do imaginário piauiense.

 

E assim, de praça em praça, o centro de Teresina se apresenta. A cidade já reconhecida outrora como Cidade Verde, apresenta em um passeio rápido seus casarões e histórias.

 

Nícolas Barbosa

Comentários