Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 12 de maio de 2024
Colunas /

Deusval Lacerda

deusvallacerda@bol.com.br

13/10/2016 - 09h00

Compartilhe

Deusval Lacerda

deusvallacerda@bol.com.br

13/10/2016 - 09h00

Novo Mercado de Oeiras

Mercado público de Oeiras (Foto:Marcelo Cardoso)

 Mercado público de Oeiras (Foto:Marcelo Cardoso)

O Mercado Público Elizabeth de Carvalho Sá Lopes (Lili Doces) será inaugurado no próximo dia 14, sexta-feira, em grande estilo na Primeira Capital. É obra que deixou todos oeirenses em regozijo por revolucionar o espaço urbano da cidade. Primeiro, por tirar a feira do centro da urbe e, depois, por ser complexo que representa o orgulho dos munícipes.

 

O novo Mercado Público é obra executada pela Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) na gestão da deputada Janaínna Marques. Convém ressaltar que a imponente edificação foi gestada e concluída pelo esforço e ideal do governador Wellington Dias.

 

É importante esclarecer que o Mercado tem estrutura de 176 lojas de secos e molhados; 14 lanchonetes; 44 boxes para carnes e peixes; 194 bancas de verduras; 84 lojas para confecções e outros negócios; e uma praça de alimentação. O que perfaz um total de 512 feirantes beneficiados.

 

Trata-se de instalação com investimento do tesouro estadual no valor de R$ 11.999.539,39, com área de construção de 7.834.41 m2 numa área do terreno de 41.325,42 m2. Depreende-se daí que é o Mercado mais moderno e compartimentado do Nordeste brasileiro.

 

Destaca-se também a participação do prefeito Lukano Sá que, juntamente com o prócer oeirense B. Sá, sempre se colocou à disposição para dar sua parcela de contribuição para a realização e organização para o funcionamento do majestoso Mercado.

 

O Mercado de Oeiras ainda conta com um painel interno de mais de 40 m de comprimento em que o pintor, escultor e artista plástico Hostyano retratou com genialidade alguns passos históricos das fachadas prediais, da religiosidade (arte sacra) e do cotidiano da cidade desde o seu nascimento no Brasil-Colônia.

 

Dito assim, o Mercado Elizabeth de Carvalho Sá Lopes é equipamento infraestrutural e social que marcará para sempre a vida de Oeiras pela sua grandiosidade, significado e serventia parta os negócios e o abastecimento diários da Velha Capital, graças à operosidade da secretária Janaínna Marques e a obstinação e amor do governador Wellington Dias ao povo do vale do Riacho Mocha. Parabéns!      

 

Deusval Lacerda de Moraes é economista

 

 

Deusval Lacerda

Comentários