A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí - SEMAR, em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), abriu consulta pública para escolher a árvore símbolo do Piauí. Uma das quatro árvores selecionadas por uma comissão, formada por representantes da secretaria e professores do curso de Biologia da universidade, poderá ser escolhida no período de 11 a 17 de setembro.
Participe da votação clicando aqui.
A comissão é composta pelas professoras Fátima Veras, Rosimeire Brito, Roselis Machado, todas do curso de Biologia da Uespi e Vinícius Andrete, técnico da Semar Ambiente (Semar).
Para o secretário de Meio Ambiente, Ziza Carvalho, é importante para o Piauí ter uma árvore que represente o estado. “Teresina tem como símbolo o oiti, o pau-brasil é a árvore que foi escolhida para representar o nosso país e é legítimo que nosso estado tenha também a sua representante. Nada mais justo do que deixar a população fazer essa escolha. Com o resultado da consulta pública, o governador Wellington Dias vai oficializar, por meio de decreto, a árvore símbolo do estado, no dia 21 de setembro”, afirma.
A presidente da comissão, Roselis Machado, destaca que a escolha da árvore para representar o Piauí através de um decreto, visa dar mais significância e preservação histórica à vegetação da região. Pela comissão, foram escolhidos as árvores do Bacuri, Jatobá, Carnaúba e Ipê Amarelo. “Realizamos um estudo bibliográfico para chegar até essas quatros espécies. Definimos pelas características, maior ocorrência e mais significância”, explicou.
Conheça sobre as árvores:
Bacuri (Platonia insignis) – Árvore de porte alto com tronco reto casca espessa e às vezes, enegrecida dos indivíduos adultos. Muito utilizada na alimentação.
Jatobá (Hymenaea courbaril) – Árvore alta com casca um pouco áspera, cinza-clara, com pequenos sulcos. Muito utilizada na medicina popular, fornece farinha comestível e nutritiva e produtos madeireiros.
Carnaúba (Copernicia prunifera) – Planta perene, heliófila com um tronco simples, ereto, com numerosas folhas no seu topo. Usada na arborização e paisagismo, em construções e fornece cera.
Ipê Amarelo (Handroanthus chrysotrichus) – Árvore decídua, heliófita, secundária tardia. Muito utilizada na construção civil, cabos de ferramentas, carpintaria, marcenaria, dormentes, forros, vigas, postes mourões, móveis e tabuados.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.