O secretário Ziza Carvalho, em pouco tempo de gestão, mudou o Parque Zoobotânico. Projetos de obras que se arrastavam há anos FORAM RETOMADOS e hoje contamos com o CETAS-Centro de Triagem de Animais Silvestre, em estruturação, para funcionar com Equipe própria como preconiza a Lei, Sinalização do Parque, Ciclovias, Academia, Barco-Escola, Estruturação do Centro de Educação Ambiental, Canteiro de Mudas, manutenção dos acesso gratuito a quase 150 mil alunos, Entidades que trabalham com inclusão, e os praticantes de esporte, função social da mais alta importância...A bem da verdade, a crise que se instalou no Brasil, com retração em todos os setores, afetou a programação de mais uma Etapa do Plano Diretor, desde 2016.
A construção do Recinto de Visitação Interna, uma ampla área de voo para psitacídeos, o Recinto do Hipopótamo, o Restaurante, Sorveteria, a implantação dos Pedalinhos, atraso nas licitações das empresas prestadoras, inclusive na área de limpeza... Não há como negar, a Campanha de Ódio contra a SEMAR/Zoobotânico é inaceitável sobre todos os aspectos, vez que nunca nos furtamos ao diálogo, com quem quer que seja. Sempre recebemos a direção da Faos /PI, oferecemos toda nossa estrutura para desenvolvermos Programas em Meio Ambiente, aprofundamento do Plano Diretor, Barco Escola. O Diálogo foi substituído nacionalmente por uma Campanha baseada em calúnias e difamações contra uma Equipe que recebe todos os animais que chegam ao Parque, quando é feito um registro de entrada, sejam trazidos pelo Ibama, Polícia Ambiental, entrega voluntária. Todos os animais que são enviados para Criatórios autorizados, Zoológicos só ocorrem após processos legais, com guias de transporte, atestado de saúde, veículo, veterinário ou biólogo, responsáveis. O Parque Estadual Zoobotânico tem licença de funcionamento, tem uma Equipe de Técnico e de Tratadores competentes, várias participações importantes em Congressos da Sociedade de Zoológicos do Brasil, e não é um Relatório de Auditoria, feito e vazado para prejudicar literalmente uma Equipe dedicada ao Manejo dos Animais, por pessoas que nunca manejaram um carambolo, que vai descontruir o carinho e respeito que temos com os animais. A Equipe do Parque respondeu com rigor as análises feitas na perna. O secretário, as Diretorias e Superintendências a que o Parque se vincula, a eles foram protocolados a nossa resposta a várias agressões gratuitas da Auditoria. Três questões e reconhecimento; a primeira que em todos os anos de gestão do secretário Ziza Carvalho, ele nunca se dirigiu a Equipe do Parque com desrespeito, pelo contrário sempre discutiu de igual pra igual toda a problemática do Parque, avanços e recuos, uma atitude de humildade.
A segunda, que na gestão das promotoras do Meio Ambiente Carmen Almeida, Denise Costa, Gianni Vieira..., a elas dedicamos importantes obras que foram realizadas no Parque Estadual Zoobotânico, e as que virão, mesmo quando nos puxaram as orelhas. Responsáveis, de condutas inabaláveis na importante e constante ação do MPPI na defesa do meio ambiente, ao contrário do que a Campanha do Ódio contra o Parque tentou mostrar, que o Ministério Público só agora se posicionou. Uma inverdade, dentre várias que caracterizam a Campanha Contra os Zoológicos e contra o Piauí.
A terceira, que a Liminar que derruba a outra que queria a transferência da ursa, baseada em um depoimento de um biólogo que jogou na lata do lixo o rigor cientifico, e se envolveu na onda sem conhecer absolutamente nada do Manejo Nutricional, da verdadeira história da ursa, do Recinto, e muito menos nos perguntou a realidade. Um fato grave para um profissional que ostenta o título. Atrás do Bloco, uma série de inverdades. Eles vão e voltam, até que consiga aniquilar a Instituição, por não concordarem, e muito menos saberem a importância dos Zoológicos. Eles vão e voltam, ontem a OAB (um núcleo de lá) baseado em informações falsas, foram expostos para a sociedade.
Nunca tive mágoa de ninguém, não tenho ódio, e digo com toda sinceridade, a jornalista Mourão precisa apreender a função do diálogo, do debate no olho, do respeito, antes de atacar qualquer um, sem os dados legais do Parque, o Manejo e dedicação aos animais, não obstante ainda não termos implantado as várias Etapas do Plano Diretor que vai abolir radicalmente todas as grades, todos os anteparos que agridem os animais, e nós mesmos.
Os recintos do Plano Diretor mudarão completamente a condição dos animais. A ursa ganhou o direito, e é bem tratada, de ficar no Parque. A ursa ganha, nós e a jornalista Mourão perdemos, inclusive a capacidade do diálogo, sobre centenas de animais que estamos reintroduzindo na natureza, com todo acompanhamento legal. E não fomos nós que nos recusamos.
--------------------------
José Renato Uchoa - diretor do Zoobotânico de Teresina - nas redes sociais.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.