Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Notícias /

Geral

29/11/2017 - 13h44

Compartilhe

29/11/2017 - 13h44

Barragem de Boa Esperança inicia período chuvoso ainda com 35,5% de sua capacidade

Na barragem de Sobradinho (Bahia), o volume útil é de apenas 2,37%, diz Chesf.

 Rogério Holanda/Acesse Piauí

Barragem de Boa Esperança, em Guadalupe-PI, suportou o período de estiagem

 Barragem de Boa Esperança, em Guadalupe-PI, suportou o período de estiagem

A Barragem de Boa Esperança, em Guadalupe-PI, que durante o último período chuvoso, atingiu a capacidade máxima (5 bilhões de metros cúbicos de água), encerra o período de estiagem ainda com 35,5% de volume útil. A informação foi dada pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), com base em análise feita no dia 17 de novembro.
 
O nível de água do reservatório da Usina Hidrelétrica de Boa Esperança, após a estiagem, é um dos maiores do país. Na Usina de Três Marias, em Minas Gerais, o volume útil é de apenas 6,26%; na Usina de Sobradinho, na Bahia, o volume está em apenas 2,37%, conforme o ultimo levantamento da Chesf.
 
O nível mais baixo registrado em toda a história na barragem de Boa Esperança foi em novembro de 2015, após uma longa estiagem. Na época, o volume útil do reservatório foi calculado em apenas 5% da capacidade.
 
Com o início do período chuvoso na região e a previsão de um bom volume pluviométrico, a barragem deve chegar ao final de abril de 2018 com volume bem próximo da capacidade máxima. 

 

Rogério Holanda/Acesse Piauí

Comentários